O que é fitoterapia? Como os fitoterápicos podem melhorar a sua saúde.

A fitoterapia é o estudo e a utilização dos nutrientes e compostos das plantas para a prevenção e o tratamento de doenças. As plantas naturalmente produzem compostos bioativos que atuam na defesa da planta contra doenças e também na competição existente entre as plantas, sendo justamente esses compostos utilizados pela fitoterapia em prol da saúde humana.

A humanidade vem se beneficiando destes compostos há milênios, sendo que o uso de inúmeras plantas é muito difundido na cultura popular de alguns países, atualmente podemos contar com estudos e testes para a comprovação da eficácia dos compostos bioativos bem como efeitos colaterais esperados, dosagem e tempo de uso buscando maior segurança no uso das plantas.

Muitas plantas usadas na fitoterapia atual são comumente utilizadas também como temperos, para um tratamento com fitoterápicos utilizamos doses e concentrações maiores de compostos, porém com o consumo diário na forma de temperos a longo prazo também são encontrados efeitos benéficos.

Alguns deles são:

  • Cúrcuma ou açafrão da terra: Anti-inflamatório, antioxidante e antitumoral.
  • Coentro: Diurético, antioxidante e antimicrobiano.
  • Orégano: Antioxidante, antifúngico e anti-inflamatório.
  • Alho: Potente antiviral e antifúngico, controle de pressão arterial e doenças respiratórias.
  • Canela: Melhora a sensibilidade a insulina, melhora os níveis de colesterol.

Em nosso país há uma imensa biodiversidade de plantas e temos possibilidades infinitas de novas descobertas, porém para uma utilização segura e benéfica devemos sempre buscar orientação de um profissional capacitado, pois o fato de ser natural ou a base de plantas não isenta os fitoterápicos de efeitos colaterais e interações com medicamentos tradicionais.

Autor: Dóris Tragante Cintra de Freitas

Especialidade: Nutricionista / Pós graduanda em fitoterapia funcional

Contato: (65) 9 9997-4088

Fonte:
Memento Fitoterápico: memento 2016.indd (farmacia.pe.gov.br)
Cúrcuma e suas propriedades funcionais: uma revisão integrativa: Revista Brasília Médica (rbm.org.br)