“Aproveitamento integral dos alimentos”

Infelizmente o desperdício dos alimentos faz parte do nosso cotidiano e é uma triste realidade! Uma vez que deixamos os alimentos estragarem por comprarmos em excesso ou por falta de tempo para prepará-lo ou até mesmo por não utilizarmos todo o alimento na preparação. Quando isso ocorre não é apenas o alimento que foi desperdiçado, mas também o dinheiro investido, mão-de-obra, transporte, água, energia elétrica entre outros recursos usados durante a cadeia produtiva, você sabia disso?

Quando se trata de frutas, legumes e hortaliças por serem mais sensíveis e altamente perecíveis, estragam mais rápido. O principal motivo deste desperdício é o apodrecimento devido a longos períodos de armazenamento.

No Brasil, quase 30% dos alimentos descartados não passaram à mesa do consumidor e o motivo é pelo alimento ser considerado “feio” ou de aparência ruim, ou seja, fora do padrão estético. Essas alterações nos alimentos podem acontecer na colheita ou durante seu transporte.

Vamos fazer nossa parte e reduzir o desperdício? Vamos fazer o aproveitamento integral dos alimentos?

Sabe aquela casca, talo, folha, semente, que você geralmente jogaria no lixo… Estas partes podem ser utilizadas para diversas preparações como geleias, bolos, biscoitos, tortas, patês, sucos e doces, além de serem ricas em vitaminas e fibras. São receitas de baixo custo e de alto valor nutricional.

Outra forma de realizar o aproveitamento integral dos alimentos é aproveitando as sobras ou o excedente. Sobrou arroz? Pode fazer bolinho e acrescentar os talos que iriam ser descartados. Leite talhou? Pode fazer doce ou colocá-lo na preparação de um bolo ou pudim. Sobrou feijão? Que tal uma sopa de feijão ou um “mexidão” com o molho que sobrou da carne. Pão está duro? Que tal uma farinha de rosca, torrada ou mesmo uma invenção nova na cozinha. As sementes, se transformam em um delicioso petisco, basta colocá-las no forno com um pouquinho de sal, ervas ou especiarias. Fez grande quantidade de comida ou sobrou, separe em porções e congele. As combinações são infinitas, só precisamos de um pouquinho de criatividade e você será a nova Chef da Cozinha da sua casa!

Ah, não se esqueça do planejamento, assim também como o ato de comprar e cozinhar, TODAS as etapas são essenciais para evitar o desperdício e ter o aproveitamento de forma integral dos alimentos. Faça pesquisas na internet de novas preparações e receitas com estes “novos” ingredientes e boa jornada!

Patê com talos

Ingredientes:

*1 colher (sopa) de azeite

*1 dente de alho picado

*1 cebola pequena picada

*1 cenoura ralada

*Talos picados ( couve, brócolis, couve- flor ou folhas)

*100g de creme de ricota

*Sal a gosto

*Tempero a gosto

Modo de preparo:

Em uma frigideira, coloque o azeite e o alho, cebola. Deixe fritar por aproximadamente 3 minutos. Acrescente os talos picados e refogue durante 2 minutos. Tempere com sal e tempero de sua preferência. Bata no liquidificador a ricota e os talos refogados até formar uma pasta lisa. Coloque em um pote para patê e sirva.

Nutricionistas:

Ariana Tito Rodrigues (CRN 68028/P)

Ingrid Ramos de Oliveira (CRN 57573)

Joselma Rodrigues dos Santos (CRN 51546)

Keren Regina da Silva (CRN 50739)

Adriana Machado Saldiba de Lima (CRN 18133