Alimentação vegetariana: benefícios do estilo de vida sem alimentos de origem animal

Woman cooking at kitchen

Diversos são os motivos que levam a escolha de adotar a alimentação vegetariana: ética e moral, saúde, meio ambiente, motivos espirituais e religiosos, por filosofia de vida ou não aceitação do paladar da carne. Independente de qual seja a razão, a alimentação vegetariana traz inúmeros benefícios para a nossa saúde, a escolha de alimentos vegetais na sua forma natural e integral e a abstenção ou redução do uso de alimentos de origem animal traz importantes impactos metabólicos.

Como um dos pilares do vegetarianismo é a saúde, a boa escolha dos alimentos em uma refeição vegetariana é essencial para obter todos os nutrientes necessários que precisamos ingerir via dieta. O vegetarianismo é completo em questão de macronutrientes e micronutrientes e uma alimentação vegetariana saudável é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários para qualquer estágio da vida.

Uma alimentação vegetariana variada e saudável traz consequentemente maior consumo de fibras, antioxidantes, fitoquímicos e fitoesteróis que irão trazer diversos benefícios para o intestino e para saúde. Os alimentos vegetais têm capacidade de influenciar diversos sistemas corporal e modular a ação anti-inflamatória do nosso corpo, favorecendo a longevidade e o envelhecimento saudável. Em conjunto, a exclusão de alimentos de origem animal consequentemente diminui o consumo de gordura saturada da dieta, o que a longo prazo se relacionada com menor risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Diversos estudos já mostraram que a alimentação vegetariana está relacionada com a remissão de todas as doenças crônicas não transmissíveis por ser rica em nutrientes benéficos para a nossa saúde.

Os benefícios também são inúmeros para o meio ambiente. Somos aproximadamente 8 bilhões de humanos neste planeta, mas criamos e abatemos quase 80 bilhões de animais terrestres e um número ainda maior de animais aquáticos todos os anos para consumo, o que não é sustentável a longo prazo. A produção em larga escala está relacionada com a poluição da água e do solo e maior produção de gases de efeito estufa. O consumo e produção em larga escala está relacionada diretamente com a destruição do meio ambiente.

Autor: Nutricionista Thiciane Amabily

Especialidade: Vegetarianismo e Emagrecimento

Contato: @nutri.thiciane ou nutri.thicianeamabily@gmail.com