As fibras são compostos de origem vegetal e que não são digeridos pelo
organismo. São encontradas em alimentos como frutas, legumes e verduras,
grãos e cereais. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que o
consumo diário de um adulto deve permear 25 gramas/ dia. Na última Pesquisa de Orçamentos Familiares- POF, o consumo de fibras reduziu de 20,5 g em 2008-2009 para 15,6 g em 2017-2018.
As fibras desempenham um papel importante em nosso organismo, auxiliam no bom funcionamento do intestino, reduzem a absorção da glicose, auxiliam na pressão arterial, na prevenção da obesidade, na diminuição dos triglicérides e podem atuar na saúde cardiovascular, na hiperlipidemia, entre outros inúmeros benefícios.
Embora estudos atuais já tragam mais informações a respeito das fibras, este portifólio de benefícios aumenta quando seu consumo está associado a uma dieta diversificada e baseada em alimentos in natura e minimamente
processados, trazendo longevidade, saciedade, menor risco para desenvolvimento de doenças e por fim melhorando o humor.
Uma dieta rica em fibras, é um parâmetro de alimentação saudável, pois indica uma alimentação rica em alimentos vegetais e integrais com poucos alimentos refinados. Este modelo de dieta ajuda na redução do consumo dos alimentos ultraprocessados, já que normalmente são pobres em fibras, devido a etapa de processando no qual existe a perda de alguns nutrientes, sendo a fibra um deles. Os alimentos integrais preservam as características nutricionais e as partes intrínsecas do grão como a casca, o farelo, a película protetora, as fibras e os compostos bioativos. Já o alimento refinado, passa por um processamento no qual quase todos estes benefícios são perdidos. Alimentos integrais, em sua maioria, além de terem mais fibras, possuem mais vitaminas e minerais.
Alguns exemplos de quantidade média de fibra nos alimentos:
- maçã com casca 3g; banana
- banana 2g;
- laranja média – 3g;
- 1/2 xícara de brócolis – 2g;
- cenoura média – 2g;
- tomate médio – 2g;
- 1 xícara de alface – 1g;
- 1 fatia de pão integral – 2g;
- 1/2 xícara de arroz integral – 2g.
É importante que o consumo de fibras esteja associado a uma alimentação adequada e saudável e ao consumo adequado de água.
Fonte: OMS/ ASBRAN. Guia Alimentar População Brasileira, 2008/ 2014.
Nutricionista Joselma Rodrigues dos Santos (CRN 51546)
Nutricionista Ariana Tito Rodrigues (CRN 68028/P)
Nutricionista Cristina de Barros Naves Ribeiro (CRN 62073)
Nutricionista Keren Regina da Silva (CRN 50739)
Nutricionista Adriana Machado Saldiba de Lima (CRN 18133)