Como se alimentar antes e após treinos

É importante ressaltar que o tempo, nível e a modalidade praticada pelo indivíduo naquele momento, faz com que os alimentos que atendam suas necessidades se diferenciem, ou seja, tudo bem individualizado.

O corpo precisa dos nutrientes certos para garantir que seu treino ou prova que está executando sejam com bastante energia, tranquilo e com uma boa recuperação. Tendo dito isso, separamos alguns exemplos de alimentos para serem consumidor antes e depois do treino.

Antes do treino

Antes do treino, o ideal é consumir carboidratos, já que são os alimentos que trazem energia para o corpo mais rapidamente. Existem dois tipos de carboidratos: os complexos e os simples.

Os carboidratos complexos proporcionam saciedade, o que faz deles ideais para quem vai fazer exercícios de resistência, como a corrida, Bike para que os atletas se mantém sem fome por mais tempo.

Esses alimentos distribuem a energia ao corpo de forma mais gradual, rendendo um tempo maior de energia ao corpo. Neste grupo estão inclusos: arroz integral, pão, fibras, batata-doce, algumas frutas como a banana com alguma fibra tipo aveia e etc.

Já os carboidratos simples devem ser ingeridos em treinos regulares de academia de uma a duas horas antes, já que a energia obtida deles é imediata, porém não muito duradoura. Neste grupo estão: frutas como: laranja, manga, legumes, leite, mel, arroz branco e etc.

Depois do treino

Após o treino os carboidratos ainda são essenciais, mas o melhor é combiná-los com proteínas, para garantir um balanceamento anabólico. Neste caso, os carboidratos simples são os escolhidos, já que se espera uma absorção rápida do corpo, pois seu corpo está pedindo nutrientes nesse momento por causa do que foi perdido com a atividade física, mas é claro, nada em excesso. Exemplos do que comer seriam pão integral com queijo branco, arroz integral com frango ou peixe grelhado e uma salada, frutas com aveia para sobremesa, refeições completas, porém de teor leve e saudável.

Importante!

Se você já tem uma rotina alimentar que dá certo, nada de mudar ou experimentar em dias de competições e provas pesadas. Veja antes como seu corpo adaptará.

E sempre procure um nutricionista, pois é ele o profissional indicado para fazer uma dieta individualizada, que irá atender suas necessidades.

Autor: Adriana Silva (nutricionista)