Como conservar o valor nutritivo dos alimentos

Garantir a qualidade de vida através de nossa alimentação é um dos maiores investimentos que podemos fazer para nosso futuro. A alimentação está diretamente ligada ao processo saúde e prevenção de doenças e está inserida em todo nosso cotidiano.

A boa conservação dos alimentos evita o desperdício, traz economia, aumenta o aporte nutricional, prolonga o tempo do alimento e pode impedir alterações causadas por microorganismos.

As frutas e as verduras perdem o seu valor nutritivo com muita facilidade. Para aproveitarmos ao máximo os nutrientes desses alimentos, devemos consumir quando estiverem bem frescas. Com o amadurecimento e o tempo de armazenamento, os nutrientes vão se perdendo então prefira as frutas e
verduras da estação, pois além de mais econômicas, conservam melhor os
nutrientes nessa época.

O ideal é que se consuma in natura, sejam eles inteiros ou em pedaços, pois
quando processamos as frutas e verduras no liquidificador, temos uma quebra de fibras e perdas, mesmo que pequenas, de vitaminas como a vitamina C.

Alimentos frescos são sempre melhores, mas isto não impede de utilizarmos
alimentos enlatados ou congelados nas preparações, não esqueça de conferir se na lista de ingredientes não existem outros itens além do alimento principal, como adição de açúcares ou conservantes.

Já para o preparo de Hortaliças, devemos manipulá-las o mais próximo
possível da hora de cozinhá-las ou consumi-las. Ao preparar, evite subdividi-las para preservá-las de perdas nutricionais como as vitaminas e minerais e, ao cozinhar, o faça o mais próximo do momento de servi-las.

Observar o ponto de cocção para cada hortaliça, é outro fator importante. As partes cozidas devem permanecer tenras, abrandadas e sem desintegrar-se.Lembrando que o quanto mais for conservada a forma original dos vegetais, menores serão as perdas nutricionais.

Aproveite e use a água do cozimento (cocção) das hortaliças para sopas,
caldos, molhos e ensopados. Esta água de cozimento é rica em vitaminas e
minerais. Quando desprezamos esta água, temos uma perda de 30 a 40% de
vitaminas (C, B1 e B2).

Quando for fazer o cozimento de hortaliças com folhas mais resistentes/ duras, cozinhe estes vegetais em panela destampada com água fervendo (o suficiente para cobrir o vegetal), para diminuir o tempo de cocção e com isso, manterá a cor verde dos vegetais.

Já as hortaliças mais novas e com folhas mais tenras, deve-se cozinhar com o mínimo de água (1 colher de sopa) em panela tampada, para cozinhar
rapidamente, para não prejudicar a cor.

As hortaliças de sabor forte como o repolho, couve-flor, nabo etc., devem ser cozidas em panela destampada e em quantidade maior de água. Atente-se ao tempo de cozimento, pois quando cozidas em excesso produzem um sabor indesejável e escurecimento de sua cor.

Para deixar suas hortaliças mais saborosas, utilize estes temperos nas
preparações: alho, cebolinha, hortelã, salsinha, tomilho, alecrim, orégano,
manjericão, sálvia, louro e some a 1 colher de sopa de azeite ou óleo de milho, girassol ou canola, fazendo um refogado bem gostoso.

Para os vegetais vermelhos como a beterraba, repolho-roxo, etc., deve-se
colocar vinagre ou limão na água de cocção (uma colher de sopa para 1 litro de água), mantendo assim a cor forte e vibrante da preparação.

A higienização é uma etapa muito importante antes de consumir ou preparar o alimento, portanto, o cozimento não exclui esta etapa!

Fonte:
Guia Alimentar para População Brasileira, 2014
Ministério da Saúde/ Eu quero me alimentar melhor
https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/o-modo-de-
preparo-influencia-no-valor-nutritivo-do-alimento
Nutricionista Joselma Rodrigues dos Santos (CRN 51546)
Nutricionista Ariana Tito Rodrigues (CRN 68028/P)
Nutricionista Cristina de Barros Naves Ribeiro (CRN 62073)
Nutricionista Keren Regina da Silva (CRN 50739)
Nutricionista Adriana Machado Saldiba de Lima (CRN 18133)