Café é a bebida preferida dos brasileiros, mas você conhece seus benefícios?

Nossa intenção com essa noticia é mostrar para você consumidor de café, que ele é uma ótima bebida sim, mas que como tudo em nossa vida o exagero também pode prejudicar nossa saúde.

O grão do café é rico em antioxidantes e outras substâncias biologicamente ativas que ajudam o corpo a liberar energia.
• É antioxidante;
• Ajuda a prevenir doenças degenerativas;
• Melhora o desempenho físico;
• Possui um alto poder digestivo e protege as células hepáticas;
• Mantém a pressão arterial estável, ajudando em problemas cardíacos;
• Auxilia o combate a depressão.

Ao ser ingerida em quantidade adequada, a cafeína reduz a sonolência, a apatia e a fadiga, além de favorecer a atividade intelectual do indivíduo, aumentando a capacidade de atenção, concentração e memória

Mas será que o café pode interferir em algo?
Quando consumido em excesso, o café reduz os efeitos da produção de adenosina no nosso organismo sendo assim retarda a sensação de sono e aumenta a frequência cardíaca e deixa o corpo em estado de alerta. É por isso que, seu consumo em excesso pode ser perigoso para o corpo, podendo trazer nervosismo, batimentos cardíacos acelerados e tremores.

Há uma quantidade ideal de xícaras para se tomar por dia?
Recomendam que o consumo diário de cafeína para uma pessoa adulta e saudável não deve ultrapassar 500 mg. O equivalente a 150 a 300 mg/ dia, ou dose de 3 a 4 xícaras de 100ml.

Há algum período do dia, como manhã, tarde e noite mais indicado para o consumo?
O café deve ser ingerido durante o período diurno, sendo a primeira xícara tomada na primeira hora após o despertar, e as demais, com intervalos mínimos de 2 horas. Após as 15 h – 16 h (última dose), o cérebro começa lentamente a diminuir sua atividade, quando o ciclo do sono inicia sua função, levando o indivíduo a dormir por volta das 22 horas.

A forma de preparar o café faz diferença?
A melhor forma de consumir o café é coado. Evite ferve-lo, pois boa parte das substâncias benéficas do grão podem sofrer alterações na hora do preparo. E, lembre-se, sempre de consumir apenas as doses diárias recomendadas, pois o consumo em excesso pode fazer mal à saúde.


Fonte: Ministério da Saúde, Embrapa e Scielo.
Nutricionista Adriana Silva. CRN:24958