Saiba como e porque ter um bom relacionamento com as mídias sociais

Não é de hoje que a internet faz parte de nossas vidas, aliás tornou-se um item imprescindível. E como todos estão ligados na web, utilizarmos as redes sociais pode ser um dos meios de maior eficiência para atrair clientes e promover o seu trabalho, contribuindo para se tornar uma referência em seu mercado de atuação. Assim, acompanhe algumas mídias digitais que podem ser utilizadas para a divulgação de seus serviços nutricionais:

Facebook

Uma das redes sociais mais utilizadas, sendo assim uma excelente fonte para a divulgação do seu trabalho. Desse modo, criar uma página profissional para você ou para o seu consultório é uma boa opção. Essa ferramenta pode ser empregada para compartilhar conteúdos diários sobre alimentação e nutrição, receitas saudáveis e funcionais, evolução de pacientes, avisos importantes e entre outros assuntos que achar interessante.

Youtube

Outra forma de divulgação é criar um canal no youtube, onde possa dialogar de uma forma direta com seus pacientes e seguidores. Neste canal, poderá postar vídeos de receitas saudáveis e de como é realizado o seu trabalho. Enfim, discutir assuntos relevantes de forma mais rápida e compacta.

Instagram

Esta é uma rede de compartilhamento de fotos e vídeos curtos, podendo publicar imagens com dicas e discussões sobre a alimentação. Um detalhe importante é sempre colocar alguns hashtags (#) nas postagens. Como não existe a opção de compartilhamento de post, esta marcação é uma forma de expandir seu público na mídia.

Site

E é claro que não poderíamos deixar de falar da necessidade de se ter um site, uma ferramenta poderosa que se for bem explorada pode ser um diferencial em relação à concorrência, especialmente se o seu nome e seus serviços crescerem. Digo isso, pois se os seus atendimentos e serviços tomarem uma proporção em que haja a necessidade de abertura de uma empresa o site já estaria estruturado e com um número de visualizações que já lhe daria um bom posicionamento em sistemas de buscas. Assim, utilizaria deste canal para divulgar o seu trabalho e interagir com seus clientes/pacientes.

Então, vamos agora falar da importância de se planejar essas ações de divulgação. Pois bem, é preciso antes de tudo saber onde quer chegar e quando e o que fazer para chegar lá, além de estabelecer alguns objetivos de curto, médio e longo prazo, porém realistas e com base em uma análise do seu ramo, ou seja, tire algum tempo para conhecer melhor as possibilidades de crescimento no seu mercado.

Um ponto também fundamental em seu planejamento é definir com detalhes o seu público-alvo. De onde são? Onde moram? Quais são suas necessidades e desejos? Qual faixa etária, classe social e tudo mais que ajude a traçar um perfil predominante dos clientes/pacientes que pretende atingir.

Outra questão importante também é traçar a necessidade de sua região de atuação, pois dependendo do resultado para que possa atender o seu público com qualidade será necessário uma possível especialização profissional.

Pronto, agora é só arregaçar as mangas e utilizar dessas ferramentas para promover os seus serviços!

Renata Gomide – Consultora Nutricional do Dietpro

Adriana Lopes Peixoto – Coordenadora de Marketing e Vendas da A.S.Sistemas