O atendimento domiciliar: descubra as vantagens e desvantagens dessa forma de atendimento

A procura pelo atendimento nutricional domiciliar tem aumentado em todas as profissões, especialmente nas ligadas à saúde. Entre os fatores que contribuem para esse aumento podemos destacar:

Maior comodidade para o cliente – visto que ele será atendido em sua residência;

Praticidade – uma vez que o cliente não precisa se deslocar aos consultórios dos profissionais;

Segurança – sobretudo nos grandes centros, torna-se conveniente evitar os perigos da violência e o trânsito muitas vezes caótico;

Eficácia – ao tomar conhecimento do ambiente em que vive o cliente, o profissional tem em mãos ferramentas para preparar um atendimento mais eficaz e próximo da realidade do mesmo;

Humanização da Saúde – o profissional deve demonstrar interesse e competência na profissão, ter diálogo com cliente e/ou seus familiares, prover facilidades para que a vida da pessoa e/ou de seus familiares seja melhor, evitar aborrecimentos e constrangimentos e, por fim, ter respeito aos horários de atendimento.

De acordo com a Resolução nº 236 do Conselho Federal da Nutricionista (CFN), as atribuições do nutricionista na área de Nutrição Clínica abrangem o atendimento ao paciente na internação, ambulatório, consultório e em domicílio. Assim, o nutricionista pode atuar em nível domiciliar como autônomo ou como integrante de equipes de saúde.

Vantagens para o profissionalAlém de ser um tipo de serviço muito bem-aceito pelo cliente, o atendimento nutricional traz vantagens diversas para o profissional.

O profissional que atua em domicílio evita despesas fixas como aluguel, condomínio, IPTU, energia elétrica e tem redução de custos com profissionais auxiliares e mobiliários.

Outra vantagem do atendimento domiciliar é a possibilidade de conciliar o trabalho a outras atividades, já que o horário é flexível e ofertado ao cliente de acordo com a disponibilidade do profissional.

Tipos de serviços oferecidos

Muitos são os serviços que o nutricionista pode oferecer em nível domiciliar. A criatividade do profissional conta na hora de criar opções para todos os tipos de clientes. A seguir, veja os diversos serviços que podem ser oferecidos.

Consulta nutricional individualizada ou familiar – nesse tipo de serviço, o nutricionista realiza um atendimento seguindo os mesmos critérios do atendimento no consultório, o que pode ser feito com um ou até todos os membros da família. O trabalho individualizado tem início com a avaliação física dos membros que participarão da intervenção nutricional, verificação de exames, conhecimentos sobre os problemas de saúde preexistentes, aplicação de inquéritos alimentares e avaliação antropométrica (pesar, medir e realizar medição de percentual de gordura).

Sessões de reeducação alimentar para adultos e crianças – nas quais são feitas dinâmicas com a família para ensinar a melhor maneira de realizar mudanças no comportamento alimentar. O nutricionista reúne os membros da família para explicar sobre os hábitos alimentares saudáveis e como adquiri-los. E, para as crianças, são realizadas dinâmicas lúdicas, de acordo com a idade, para entenderem os benefícios de uma alimentação saudável.

Prescrição, orientação e planejamento de nutrição por via enteral – o atendimento domiciliar é um novo conceito de prestação de serviço na área de saúde, enfocando o binômio paciente-família. A terapia nutricional domiciliar objetiva planejar e estruturar a assistência nutricional domiciliar e busca melhorar e/ou manter o estado nutricional, contribuindo para a qualidade de vida e, além disso, promover educação em saúde junto aos familiares e cuidadores. Na consulta domiciliar, o nutricionista realiza uma avaliação clínica, antropométrica e dietética (identifica e quantifica os nutrientes ingeridos), também avalia o ambiente, identificando possíveis fatores que possam comprometer as recomendações e, ao fim, faz a prescrição com recomendações dietéticas, de hidratação, via de alimentação utilizada, tipo de dieta com características nutricionais, volume e administração.

Treinamentos diversos para manipulador de alimento – o nutricionista realiza o treinamento na residência do cliente e pode sugerir vários temas que melhorem a qualidade do alimento e facilitem a adesão ao tratamento dietoterápico, através do preparo de receitas saudáveis. O treinamento pode ser feito para donas de casa, cozinheiros, manipuladores de alimento, cuidadores de idosos, enfermeiros e acompanhantes. Existem diversos temas que podem ser sugeridos, entre eles estão: técnicas para conservação, estocagem e higienização de alimentos; técnicas saudáveis de preparo de carnes; cuidados alimentares do paciente com dieta enteral; merenda escolar saudável e preparo de lanches de baixa caloria.

Serviço de planejamento de cardápios com receitas – o nutricionista pode planejar cardápios semanais e/ou mensais, com o porcionamento para as pessoas da família que estão 
participando do programa de Personal Diet. Os cardápios podem ser de almoço, jantar, merenda escolar e lanches. Nesses cardápios estão incluídas as fichas técnicas das preparações diferenciadas. 

Agora que você conheceu os possíveis tipos de serviços oferecidos por um Personal Diet, veja algumas observações consideradas a chave para um bom atendimento:

Pontualidade – o profissional que não cumpre o horário combinado, cria uma impressão ruim (falta de compromisso), o que pode prejudicar o trabalho;

Regras de educação – é fundamental que o profissional seja extremamente cordial e discreto. É necessário lembrar que ele está prestando um serviço e deve agir profissionalmente;

Empatia – é a tendência para sentir como se estivesse na situação e circunstância experimentada por outra pessoa. Para isso, é fundamental ter sensibilidade e capacidade de compreender cada pessoa individualmente. Essa não é uma habilidade fácil, porém é um extraordinário diferencial no atendimento;

Saiba escutar o cliente – ouvir com atenção tem muito mais a ver com confiança, respeito, envolvimento e compartilhamento de informações do que dedicar os ouvidos ao cliente. Quando não ouvimos com atenção, de forma inconsciente, tentamos: deduzir, supor e imaginar o que o cliente quer;

Saiba se comunicar corretamente – a comunicação é uma via de mão dupla. Para haver uma correta comunicação, o outro lado, ou seja, o receptor, tem que, além de ouvir, compreender a mensagem transmitida pelo profissional;

Seja preciso – toda informação e comunicação com o cliente tem de ser precisa. O cliente não tolera ser enganado. Seja claro, objetivo e preciso;

Higiene e apresentação pessoal – roupas limpas, cabelos escovados, unhas aparadas são fundamentais para causar uma boa impressão. A simpatia vale muito para performance no atendimento;

Disponibilidade dos recursos necessários – o profissional deve portar seus próprios equipamentos, evitando usar materiais do cliente, como calculadora e computador. O bloco de anotações e a caneta devem estar sempre à mão. 

Lembre-se: É fundamental que os anseios do cliente sejam atendidos pelo profissional. Por esse motivo, o atendimento nutricional personalizado é cada vez mais valorizado. O sigilo e a ética também devem ser sempre praticados.