Mucuna Pruriens : conheça os principais benefícios deste fitoterápico

A Mucuna Pruriens é uma das plantas mais populares e importantes da Índia, e todas as suas partes possuem valorosas propriedades medicinais. 

Considerada ótima fonte natural de um aminoácido chamado L-Dopa (Levodopa), um precursor essencial para o neurotransmissor Dopamina. Este aminoácido, o L-Dopa, é um composto conhecido por melhorar o humor e é frequentemente ingerido como suplemento natural no controle e tratamento da depressão e a ansiedade, isto porque estimula a produção de dopamina no cérebro. O L-Dopa é metabolizado em dopamina tanto pelo coração quanto pelo cérebro e seu uso pode ser muito útil para todos os indivíduos com problemas nervosos e transtornos de ansiedade que podem levar a doenças neurodegenerativas graves ou a redução da capacidade cognitiva.

Para relembrar, a dopamina é um neurotransmissor muitas vezes referido como “hormônio do bem estar”. é produzido pelo cérebro quando estamos bem ou como mecanismo de recompensa do organismo e pode ser naturalmente estimulado através de várias atividades gratificantes como dançar, correr, exercitar e através de experiências sexuais prazerosas. Ele é um intermediário da noradrenalina, um neurotransmissor que ajuda a regular o sono, além de estimular também a produção do GH (hormônio do crescimento). Manter níveis adequados de dopamina é essencial para nutrir as funções mentais, a saúde emocional, o sono, a memória, as habilidades motoras e a coordenação muscular.

A Mucuna apresenta propriedades:

 – Anti-parkinsoniana;
 – Hipoglicêmica;
 – Hipocolesterolêmica;
 – Antioxidante;
 – Afrodisíaca;
 – Anticoagulante;
 – Antimicrobiana;
 – Vermífuga;
 – Analgésica;
 – Anti-inflamatória;
 – Antipirética;
 – Diurética;
 – Anabólica;
 – Androgênica;
 – Antiespasmódica e
 – Imunomoduladora.

* Consulte um médico ou nutricionista para orientações sobre indicação e consumo adequados.