Treinamento Funcional X Musculação

30
Mai
Treinamento Funcional X Musculação

Treinamento Funcional X Musculação

Tendo em vista os benefícios para a saúde proporcionados pela atividade física, vem se tornando cada vez mais comum a procura por academias para a prática da musculação, ginástica e outras atividades afins, e uma que vem ganhando bastante espaço é o Treinamento Funcional (TF). Para falar sobre esse assunto convidamos o Educador Físico, Matheus Bezerra, formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Acompanhe.

Dietpro: O que é o Treinamento Funcional?
M.B: Treinamento Funcional pode ser definido como, um treinamento físico que visa trabalhar o corpo de forma global, todas as capacidades físicas (força, equilíbrio, mobilidade, estabilidade, agilidade, velocidade, coordenação, etc..) com foco em tornar o corpo mais inteligente, produzindo movimentos mais eficientes, seja nos esportes ou nas atividades de vida diária.

Dietpro: Qual a diferença entre o treinamento funcional e a musculação?
M.B: Na musculação, o treino combina, basicamente, esforço contra uma resistência, fazendo uso de barras, pesos, aparelhos e algumas vezes até o peso do próprio corpo. Nela, os músculos são trabalhados de maneira mais isolada, permitindo programar melhores determinados aspectos, como definição muscular e hipertrofia. Se a estética for o que se procura, ela pode ser de grande utilidade.
Já no Treinamento funcional envolve exercícios mais complexos, usando principalmente o peso do próprio corpo, ou até mesmo alguns acessórios, trabalhando um maior número de grupos musculares possíveis em um mesmo movimento. A ideia principal é que o treino físico se adapte à funcionalidade dos movimentos do cotidiano ou de uma modalidade esportiva.

Dietpro: Quais os benefícios desse tipo de treinamento?
M.B: Além do aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio, há um maior benefício nos aspectos relacionados à resistência, ganho de força, e melhora do condicionamento cardiovascular, em relação à prática da musculação.

Dietpro: Para quem ele é indicado?
M.B: É indicado para quem quer emagrecer, melhorar a estética corporal, para quem quer ter uma melhora no condicionamento físico, ou até mesmo para melhora de resultados em diversos esportes.

Dietpro: Quanto tempo leva para aparecerem os primeiros resultados?
M.B: Na musculação os resultados surgem, geralmente, mais rápidos, como a hipertrofia ou o aumento do volume dos músculos, além de um aumento da força.
No Treinamento Funcional, é preciso uma motivação maior, pois os resultados não são tão visíveis inicialmente, porém ele é menos monótono que a musculação tradicional, as possibilidades de exercícios são tantas que dá para fazer um treino sempre diferente do outro e, ainda assim, exercitar o corpo inteiro com eficiência.
Os primeiros resultados dependem basicamente do tipo de treinamento e programa, da dedicação, intensidade e frequência do praticante nos treinos, e até mesmo uma combinação com outras modalidades, e principalmente se o praticante possui uma dieta adequada ao seu objetivo.

Dietpro: O Treinamento Funcional substitui a musculação?
M.B: Apesar da sua eficiência, o TF não é um substituto para a musculação tradicional. As duas atividades podem, e devem ser trabalhadas de forma conjugadas, buscando o melhor que cada uma pode trazer para o corpo e mente, e consequentemente para a saúde.

Renata Gomide - Consultora Nutricional do Dietpro.

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