Série Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes XII

30
Mai
Série Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes XII

Série Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes XII

Para fechar as informações sobre as vitaminas lipossolúveis, destacamos, nesta série, a Vitamina K!

Vitamina K

A vitamina K denota um grupo de vitaminas lipofílicas e hidrofóbicas que são necessárias para a modificação de certas proteínas, que atuam na coagulação do sangue.

Em 1929, Henrik Dam observou que pintinhos alimentados com certas rações apresentavam sangramentos decorrentes da diminuição dos níveis de protrombina no sangue. Seis anos depois, verificou que uma substância desconhecida, solúvel em gorduras, combatia as perdas de sangue. Deu-lhe o nome de vitamina K (Koagulations Vitamine).

Na mesma época, outros investigadores, observando pacientes ictéricos e pesquisando as causas da diminuição da coagulabilidade sanguínea, verificaram ser a diminuição de protrombina o fator responsável. Em 1936, observaram que animais com fístulas biliares, em que a bile não chegava ao intestino, apresentavam o mesmo problema e verificaram que podiam corrigi-lo, alimentando os animais com sais biliares.

A vitamina K é composta de três tipos, a K1 (Fitonadione), a K2 (menaquinonas) e a K3 (menadione). Ela é produzida normalmente pelas bactérias dos intestinos e a sua deficiência na dieta é extremamente rara, a menos que o intestino esteja muito danificado.

Tem papel muito importante na coagulação do sangue. A vitamina K atua na produção de protrombina, substância muito importante na coagulação do sangue. Por isso, sua falta pode causar hemorragias. Essa vitamina age, ainda, na prevenção de osteoporose em idosos e mulheres depois da menopausa.

Principais fontes: fígado, vegetais de folhas verdes (espinafre, couve-flor, repolho), leite, tomate, arroz integral, ervilha, óleos vegetais, sementes de soja, chá verde, gema de ovo, aveia, trigo integral, batatas, aspargos, manteiga, queijo, carne de vaca e de porco, cenouras e milho.

Na última matéria desta série, conheça os tipos e benefícios dos minerais para a nossa saúde!

Adriana Lopes Peixoto - Coordenadora de Marketing e Vendas da A.S.Sistemas

Renata Gomide - Consultora Nutricional do Dietpro

Compartilhe este post

(31)3892 7700
vendas@dietpro.com.br
Rua Verano Faria, 53 Centro
Viçosa MG - 36570000
Close