Série Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes X

30
Mai
Série Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes X

Série Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes X

A próxima vitamina lipossolúvel a ser apresentada é a Vitamina D. Veja mais detalhes de suas propriedades!

Vitamina D

A vitamina D (ou calciferol) é uma vitamina que promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes. É obtida a partir do colesterol, como precursor metabólico, através da luz do sol, e de fontes dietéticas.

Funcionalmente, a vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. A vitamina D também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos.

A vitamina D também é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam, por favorecer o crescimento e permitir a fixação de cálcio nos ossos e dentes. A vitamina D também tem um papel muito importante na maioria das funções metabólicas, musculares, cardíacas e neurológicas. A deficiência da vitamina D pode precipitar e aumentar a osteoporose em adultos e idosos e causar raquitismo em crianças.

Alguns alimentos também representam uma fonte desta vitamina. O óleo de fígado de bacalhau foi utilizado também como suplemento alimentar para evitar o raquitismo, sendo, hoje em dia, facilmente substituível por medicamentos contendo vitamina D. Nas regiões em que há pouca radiação solar, o corpo humano tem a necessidade de complementar as carências alimentares. As principais fontes são: fígado, óleos de peixes e gema de ovos.

Doses exageradas de vitamina D provocam a hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue), o que favorece o depósito de cálcio nos vasos (arteriosclerose) e ainda, a eliminação aumentada de cálcio na urina, o que, por sua vez, favorece a formação de cálculos urinários. Altos teores de cálcio no sangue alteram as funções do coração e dos nervos. Tanto o excesso, como a carência de vitamina D, alteram a formação dos ossos.

Não perca a próxima matéria da série, sobre a vitamina E!

Adriana Lopes Peixoto - Coordenadora de Marketing e Vendas da A.S.Sistemas

Renata Gomide - Consultora Nutricional do Dietpro

Compartilhe este post

(31)3892 7700
Rua Verano Faria, 53 Centro
Viçosa MG - 36570000
Close