Série Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes I

30
Mai
Série Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes I

Série Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes I

Podemos não perceber, mas a falta de vitaminas, minerais e nutrientes em geral pode acarretar, com o passar do tempo, problemas crônicos em nossos organismos. Da mesma maneira, o excesso na ingestão desses alimentos pode ser prejudicial à saúde. Então, aproveite nossa série de dicas para conhecer um pouco mais sobre os nutrientes essenciais à sua saúde!

Vitaminas Hidrossolúveis

Essas vitaminas são solúveis em água, fazendo parte do grupo as vitaminas do complexo B e a vitamina C. Não são armazenadas no nosso organismo em quantidades apreciáveis, sendo, normalmente, eliminadas pela urina. Com essas características particulares, precisamos, diariamente, ingerir alimentos que contenham essas vitaminas.

Vitamina B1

Essa vitamina é absorvida no intestino delgado e, por praticamente não se armazenar no organismo, precisa estar presente na alimentação diária. O excesso de vitamina B1 é eliminado pela urina. Sua principal função é atuar diretamente no metabolismo de carboidratos, fazendo parte de uma enzima essencial para a degradação da glicose e produção de energia, sendo fundamental para o crescimento, apetite normal, digestão e bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração.

A carência dessa vitamina causa, no início, sintomas leves, como insônia, apatia, falta de apetite, náuseas, irritabilidade e fadiga. Em casos mais graves, ocorre o beribéri, que se caracteriza por manifestações neurológicas como cãibras, dores e atrofia muscular, podendo haver edema e comprometimento cardíaco. Essas manifestações são frequentes em anêmicos e alcoólatras.

Suas principais fontes são os cereais integrais. Outras boas fontes são as leguminosas, carnes, vísceras, hortaliças de folhas verdes, carne de porco (bem passada), levedura de cerveja e nozes. Os inimigos da vitamina B1 são o álcool, café, cigarro, antiácido, barbitúricos, diuréticos, excesso de doces e açúcar. Essa vitamina pode ser sintetizada por micro-organismos no trato gastrointestinal humano, mas em quantidades insuficientes para o organismo.

Na segunda fase da nossa série de dicas falaremos sobre a vitamina B2. Não perca!

Adriana Lopes Peixoto - Coordenadora de Marketing e Vendas da A.S.Sistemas

Renata Gomide - Consultora Nutricional do Dietpro

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