Série de Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes VIII

30
Mai
Série de Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes VIII

Série de Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes VIII

Para fechar a série de vitaminas hidrossolúveis, falaremos da tão conhecida vitamina C. Confira os detalhes!

Vitamina C

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é absorvida pelo intestino delgado, sendo levada pela corrente sanguínea para o rim, fígado e baço, onde estão presentes em maior quantidade. O excesso dessa vitamina é eliminado pela urina, mas somente depois de saturar os tecidos onde se armazenam.

São diversas as funções dessa vitamina: ela é essencial para a manutenção da integridade capilar (pequenos vasos sanguíneos) e dos tecidos, atua na formação dos dentes, ossos e no metabolismo de alguns aminoácidos. Além disso, facilita a absorção de ferro, aumenta a resistência às infecções e favorece a cicatrização de queimaduras.

É um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores.

A sua participação na prevenção e cura de resfriados é ainda controversa e continua sendo estudada. Pelos trabalhos conhecidos até agora, a vitamina C seria benéfica em reduzir a intensidade dos sintomas.

A carência dessa vitamina causa o escorbuto. Essa doença é caracterizada por hemorragias frequentes, dentes frouxos, gengivas inchadas, dores nos ossos e articulações, cicatrização retardada de feridas.

A vitamina C é normalmente encontrada em frutas cítricas (laranja, tangerina, mexerica, etc.) e também em goiaba, caju, manga, mamão, morango. Vegetais folhosos crus, tomate, repolho e pimentão verde também são boas fontes.

É importante observar que a vitamina C é extremamente instável. Ela reage com o oxigênio do ar, com a luz e até mesmo com a água. Assim que é exposta, tem-se início reações químicas que a destroem. Daí o surgimento do gosto ruim no suco pronto. Estima-se que, em uma hora, quase que a totalidade do conteúdo vitamínico já reagiu e desapareceu, por isso é importante consumir as frutas ou o suco fresco, feito na hora. O excesso dessa vitamina pode ocasionar cálculos renais.

Na próxima matéria, vamos falar sobre as vitaminas lipossolúveis. Confira!

Adriana Lopes Peixoto - Coordenadora de Marketing e Vendas da A.S.Sistemas

Renata Gomide - Consultora Nutricional do Dietpro

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