Dicas para reduzir a ansiedade por comida

30
Mai
Dicas para reduzir a ansiedade por comida

Dicas para reduzir a ansiedade por comida

Uma angústia muito grande por alimento pode ser um risco não só para o surgimento da obesidade, mas também para a saúde de maneira geral.  O nervosismo e o stress diário podem gerar um anseio muito grande por comida, o que leva a um ganho de peso. Então, quem está de dieta e sente muita ansiedade para comer, precisa saber como tratá-la, começando pela adoção de novos hábitos.

Veja abaixo algumas dicas preciosas para aqueles que sentem uma vontade quase incontrolável de comer para conseguirem resistir à tentação:

Engane a ansiedade com uma caminhada: os passeios irão deixá-lo longe dos alimentos e produzir hormônios de prazer que ajudam a reduzir a ansiedade.

Tenha um alvo e não se esqueça dele: coloque na porta da sua geladeira uma nota em que você tenha escrito a sua meta a atingir, como perder peso. Toda vez que você abri-la, verá que seu objetivo é refletido e comerá menos.

Prefira alimentos saudáveis: não compre alimentos ricos em gordura e carboidratos refinados, como biscoitos e salgadinhos. Ajuste suas compras com apenas os alimentos prescritos na dieta e das orientações de uma alimentação saudável.

Coma com qualidade: se a ansiedade apertar, coma frutas, legumes, iogurte desnatado e alimentos ricos em fibras . Estes são pobres em calorias e proporcionam sensação de saciedade.

Seja pragmático: planeje as suas refeições diárias, impeça possíveis tentações.

Impeça ideias fixas: evite falar sobre alimentos e dietas o tempo todo, isso só vai fazer você lembrar a vontade de comer.

Ocupe seus pensamentos: enquanto você está ocupado, você demora mais a voltar a comer.

Concentre-se na refeição: evite comer na frente da televisão ou do computador, pois você perde a noção do que come, e acaba cometendo exageros.

Todas estas dicas podem ser úteis na redução da ansiedade por comer. Mas se você sentir que está fora de controle, verifique com um médico que é especializado em encontrar a verdadeira causa da ansiedade e tratá-la.

Everton Oliveira, adaptado por Renata Gomide - consultora nutricional do Dietpro

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