Conheça os benefícios do chá de hibisco

30
Mai
Conheça os benefícios do chá de hibisco

Conheça os benefícios do chá de hibisco

De origem africana e asiática, a flor de hibisco (Hibiscus Sabdariffa) vem sendo utilizada como coadjuvante no tratamento da obesidade e na modulação do equilíbrio orgânico.
Quando preparado na forma de infusão apresenta ação antioxidante em função dos flavonoides que contribuem ativamente para a saúde. Acompanhe alguns benefícios desta planta:

Diminui o acúmulo de gordura: o chá é um aliado na perda de peso por apresentar alta concentração de flavonoides, como a antocianina e a catequina, tendo ação termogênica, ou seja, é capaz de potencializar o gasto energético e a queima de calorias, pois enquanto está sendo digerido, aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo basal. Ele também reduz a adipogênese, isto é, a formação de novas células adiposas, combatendo o acúmulo de gorduras, principalmente na região abdominal e dos quadris.

Bom para o cérebro: rico em vitaminas B1 e B2, este chá é ótimo para o cérebro pois, as vitaminas do complexo B auxiliam o nosso corpo na captação de energia celular, principalmente auxiliando no metabolismo de oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. A vitamina B1 atua principalmente em neurônios, células que formam nosso cérebro.

Controla o colesterol: por conter uma boa quantidade de flavonoides, o hibisco possui efeito cardioprotetor e vasodilatador, contribuindo no aumento dos níveis de HDL e diminuição do LDL e triglicerídeos.

Ação diurética: o flavonoide quercitina presente no chá tem efeito diurético, por este motivo é um grande aliado na retenção de líquidos. Estudos apontam ainda que a bebida age na aldosterona, hormônio secretado pelas glândulas suprarrenais que regulam o balanço eletrolítico do organismo.

Controla a pressão arterial: estudos concluíram que o chá de hibisco ajudou 65 pacientes a terem seus níveis de pressão arterial reduzidos. Isso seria devido a certos flavonoides presentes na bebida que diminuíram uma enzima que atua sobre a pressão arterial.

Apesar de todos os benefícios citados, a bebida não é milagrosa. Para obter resultados eficazes, o seu uso deve estar sempre acompanhado de uma dieta balanceada e da prática de atividade física.

ATENÇÃO: O hibisco é contraindicado em caso de pressão baixa, gravidez e durante a amamentação.

Renata Gomide - Consultora Nutricional do Dietpro

Compartilhe este post

(31)3892 7700
Rua Verano Faria, 53 Centro
Viçosa MG - 36570000
Close