Série Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes XI

Vejamos um pouco mais sobre a Vitamina E em nossa série de dicas sobre nutrientes!

Vitamina E

O tocoferol é uma vitamina lipossolúvel da família da vitamina E. Ela previne o dano celular ao inibir a peroxidação lipídica, a formação de radicais livres e doenças cardiovasculares. Melhora a circulação sanguínea, regenera tecidos e é útil no tratamento de seios fibrocísticos e tensão pré-menstrual. Pode aliviar situações de stress, particularmente as geradas pelo oxigênio. Este tipo de vitamina atua através do bloqueio das moléculas instáveis de oxigênio singlet. Os tocoferóis agem como antioxidantes, protegendo as células dos efeitos nocivos das substâncias tóxicas, principalmente dos radicais livres.

Atualmente, se admite que essa vitamina protege do câncer, da arteriosclerose, das inflamações articulares e das complicações do diabetes, por bloquear as modificações oxidativas das lipoproteínas de baixa densidade. É discutível se doses altas de vitamina E exerçam algum benefício na prevenção de doenças cardiovasculares. A vitamina E é essencial para o bom funcionamento do tecido muscular, necessária à formação das células sexuais e é vital para o sangue. Foi constatado que uma dieta rica em vitamina E pode proteger contra o mal de Parkinson, além de ajudar a prevenir o câncer de próstata.

A falta de vitamina E propicia a ocorrência de doenças coronárias, derrames, cataratas e alguns tipos de câncer, além da disfunção neurológica que afeta o sistema nervoso, os olhos e os músculos. Devemos salientar, ainda, que o efeito anti-radicais livres é obtido principalmente na presença dos flavonóides.

Entre as melhores fontes naturais de vitamina E estão: sementes de girassol, espinafre, amêndoas, pimentões, azeites vegetais, cereais e verduras frescas. O leite materno contém vitamina E suficiente para o filho em aleitamento ao peito, ao contrário do leite de vaca.

Você conhece a vitamina K? Saiba mais na próxima matéria da série!

Adriana Lopes Peixoto – Coordenadora de Marketing e Vendas da A.S.Sistemas

Renata Gomide – Consultora Nutricional do Dietpro