Série Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes V

Conheça as propriedades e benefícios da vitamina B9 nesta matéria!

Vitamina B9 (Ácido Fólico)

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9 é necessário para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina. O ácido fólico é efetivo no tratamento de certas anemias. Sua função principal é participar em etapas do processo de divisão celular e na formação e maturação de hemácias e leucócitos na medula óssea. No Brasil, há uma lei que determina que a farinha de trigo seja enriquecida com ferro e ácido fólico (e produtos derivados, como o pão) para diminuir a ocorrência de anemia, principalmente em crianças.

Se a mulher ingere ácido fólico suficiente durante a gravidez, essa vitamina pode prevenir defeitos de nascença no cérebro e na coluna vertebral do bebê, como a espinha bífida. Pois, o ácido fólico participa na formação do tubo neural no feto. A principal consequência da sua deficiência consiste em alterações na divisão celular, podendo ainda ocorrer deficit de crescimento, anemia, distúrbios gastrointestinais como diarreia, língua avermelhada, anorexia, apatia, cansaço, dores de cabeça, insônia, dificuldade de memorização, aflição das pernas e fraqueza. O alcoolismo interfere na absorção do ácido fólico (ou folato) e aumenta a sua excreção.

Quando consumido em excesso, pode causar euforia, excitação e hiperatividade. Podemos encontrar o folato no fígado, feijão roxo, fava, hortaliças folhosas verde-escuro (espinafre, aspargo, brócolis), carne magra, batata, produtos com trigo integral e levedura de cerveja. Ele se perde nos alimentos conservados em temperatura ambiente e durante o cozimento.

Agora, quer saber o que é, para que serve e onde encontrar ácido pantotênico e biotina? Não perca a próxima matéria da série, na próxima semana!

Adriana Lopes Peixoto – Coordenadora de Marketing e Vendas da A.S.Sistemas

Renata Gomide – Consultora Nutricional do Dietpro