Série Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes IV

30
Mai
Série Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes IV

Série Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes IV

Nesta semana vamos falar mais um pouco sobre as vitaminas hidrossolúveis. Agora destacaremos, com mais detalhes, a vitamina B6.

Vitamina B6

Conhecida como piridoxina, é absorvida no intestino delgado, mas, diferentemente das outras do complexo, não é totalmente excretada pelos rins, ficando retida, principalmente, nos músculos.

Essa vitamina contribui para a respiração celular, ajuda no metabolismo dos aminoácidos, sendo importante para um crescimento normal e essencial para o metabolismo do triptofano e para a conversão deste em niacina. Isso mostra a interação que essas vitaminas têm entre si.
A sua deficiência é relativamente rara, no entanto, alguns medicamentos interferem com o seu metabolismo. Pessoas com quadro de alcoolismo podem apresentar deficiência dessa vitamina. A falta da vitamina B6 pode propiciar dermatite, anemia, gengivite, feridas na boca e na língua, náusea e nervosismo.
As melhores fontes de piridoxina são: levedo, germe de trigo, carne de porco (bem passada), vísceras, principalmente fígado, cereais integrais, legumes, batatas, bananas e aveia, leguminosas, leite, aves.

Semana que vem você fica por dentro das características da vitamina B9. Até lá!

Adriana Lopes Peixoto - Coordenadora de Marketing e Vendas da A.S.Sistemas

Renata Gomide - Consultora Nutricional do Dietpro

Compartilhe este post

(31)3892 7700
Rua Verano Faria, 53 Centro
Viçosa MG - 36570000
Close