Série de Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes VII

30
Mai
Série de Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes VII

Série de Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes VII

Conheça um pouco mais sobre a vitamina B12!

Vitamina B12

É conhecida como cianocobalamina ou cobalamina. Sua absorção ocorre no intestino, na presença de um fator intrínseco que é produzido pelo suco gástrico (no estômago). Pode ser armazenada no fígado e, em menor parte, no rim. O excesso é eliminado pela urina.

Essa vitamina é essencial para o funcionamento normal do metabolismo da célula, principalmente as do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso.

A carência da cobalamina leva a um tipo de anemia chamada perniciosa e a distúrbios neurológicos. Alguns pesquisadores acreditam que essa carência seja mais comum em idosos.

As principais fontes de B12 são o fígado, rim, leite, ovos, peixe, queijos e carnes. Esse é um nutriente que pode ser de difícil obtenção no caso dos vegetarianos completos. Inúmeros estudos demonstram que vegetarianos têm níveis sanguíneos mais baixos de B12. Então, deve ser feita uma suplementação dessa vitamina.

Na próxima semana, vamos falar sobre a famosa vitamina C. Não deixe de ler!

Adriana Lopes Peixoto - Coordenadora de Marketing e Vendas da A.S.Sistemas

Renata Gomide - Consultora Nutricional do Dietpro

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