Quatro dicas de como realizar uma alimentação saudável e econômica

30
Mai
Quatro dicas de como realizar uma alimentação saudável e econômica

Quatro dicas de como realizar uma alimentação saudável e econômica

Na maioria das vezes o conceito de saudável está atrelado a ideia do oneroso. É possível se alimentar bem, de maneira adequada e gastando pouco? Este é um questionamento bem comum. Com base nessa incerteza desenvolvemos algumas orientações de como tornar a sua alimentação balanceada, mas sem pesar no bolso, acompanhe:

1. Planeje sua lista de compras

Essa é uma dica chave de uma dieta saudável e econômica. Antes de ir ao supermercado, pense no cardápio da semana e faça uma lista de compras com os alimentos propostos no plano alimentar. A ausência desse planejamento fará com que compre mais do que o necessário.

2. Vá ao mercado nos dias de promoção

Ficar atento aos dias promocionais dos alimentos pode ajudar a economizar . Uma boa dica para a escolha da melhor data que deverá realizar as suas compras é fazer uma pesquisa sobre preços e períodos promocionais de diferentes estabelecimentos. A princípio pode dar um pouco de trabalho, mas o resultado vale a pena e o bolso agradece.

3. Dê preferência aos alimentos da estação

Cada fruta, legume e verdura têm seu período de safra, que é a temporada de preparo do solo até a colheita de um determinado alimento, ou seja, é a época que o alimento mais produz. Deste modo, o preço tende a baixar. Além disso, as frutas e vegetais que estão em etapa de safra, costumam ser mais saborosos, nutritivos e com menos agrotóxicos.

4. Utilize a lista de substituição

Leve para o supermercado a lista de substituição de alimentos ou de equivalentes para lembrar os diversos tipos que poderá comprar. Assim, terá maior flexibilidade, podendo realizar substituições por opções mais acessíveis.

Com as escolhas certas, uma alimentação saudável pode se tornar financeiramente bem acessível. Basta apenas focar nas opções certas, nos momentos e lugares oportunos. Para outras orientações, procure um nutricionista, pois este será capaz de auxiliar no planejamento dietético realizável as suas condições financeiras.

Renata Gomide - Consultora Nutricional do Dietpro

Compartilhe este post

(31)3892 7700
vendas@dietpro.com.br
Rua Verano Faria, 53 Centro
Viçosa MG - 36570000
Close