Por que devemos comer de 3 em 3 horas?

Sempre escutamos que devemos comer a cada 3 horas, não é mesmo? Mas, você sabe o porquê desta recomendação? Para esclarecer e entender o motivo de se alimentar neste intervalo de tempo, elaboramos esta matéria com as principais razões para seguir esta conduta. Acompanhe.

Ativa o metabolismo: metabolismo é uma série de reações bioquímicas que ocorrem dentro do nosso organismo. E a nossa alimentação é o seu principal combustível. Assim, quando ingerimos um alimento, o organismo gasta energia para digerir. Por essa razão, é importante não passar longos períodos de jejum.

Evita o consumo exagerado de comida: quando ficamos muitas horas sem nos alimentar, temos tendência a comer mais do que o nosso corpo precisa. Fracionando as refeições, nas porções e nos horários corretos, sentimos a sensação de saciedade prolongada, o que evita comer em excesso nas principais refeições (almoço e jantar) auxiliando, assim, no emagrecimento. Porém, é preciso tomar cuidado ao escolher os lanches, devendo optar sempre por alimentos saudáveis e naturais.

Mantém os níveis de energia constantes: o nosso corpo é igual um automóvel: se não lhe damos combustível ele não anda, e se colocar um bom combustível ele fica mais potente. Assim, se passarmos longos períodos sem nós alimentar, privamos o fornecimento de energia, proveniente dos alimentos, para o nosso organismo, e consequentemente começam a aparecer os sintomas desta falta de ATP como, dor de cabeça, cansaço, sonolência, tremores e fraqueza.

Evita a destruição dos músculos: quando ficamos longos períodos sem nos alimentar e, consequentemente, sem fornecer nutrientes para o organismo, o corpo busca outra fonte de energia, como, por exemplo, nos músculos, entrando em estado de catabolismo, ou seja, perca de massa muscular. As consequências que advêm disso são: um corpo flácido e um metabolismo baixo. Assim, comendo de 3 em 3 horas, o organismo estará constantemente recebendo nutrientes, mantendo nossa massa magra.

Diminui o armazenamento de gordura: quando passamos longos períodos sem comer, nosso cérebro entende que estamos passando fome e, para evitar que nosso corpo fique sem energia, quando voltamos a nos alimentar, o organismo aumenta o armazenamento de gordura como uma forma de estocar energia para quando mais tarde precisar. Além disso, comer frequentemente, faz diminuir a quantidade de calorias que se consome em cada uma das refeições, fazendo com que o organismo utilize toda a comida como energia, para continuar o dia, ao contrário do que acontece quando comemos poucas vezes ao dia.

É importante ressaltar de nada adiantará comer a cada 3 horas se a escolha dos alimentos for equivocada, como o consumo excessivo de alimentos calóricos, ricos em gorduras e carboidratos refinados, a não ingestão de frutas, legumes e verduras. Assim, pode-se concluir que o segredo para emagrecer e se manter saudável não é só alimentar em intervalos fracionados, é também comer os alimentos corretos e nas quantidades adequadas.

Renata Gomide – Consultora Nutricional do Dietpro