Linhaça: a semente aliada da saúde

A linhaça é uma semente oleaginosa cujos efeitos positivos à saúde são mais elogiados. Trata-se de um alimento funcional, por conter compostos antioxidantes e anticancerígenos, traz benefícios para o coração, intestino, previne alguns tipos de câncer, ajuda a emagrecer e combate a TPM.

Tem cerca de 40 a 50% de óleo em sua composição, sendo considerado um dos alimentos mais ricos em ômega 3 da natureza, fornecendo ácido graxo importante contra inflamações. Essas gorduras proporcionam uma diminuição do colesterol, proteção das artérias do coração e também dos neurônios.

Além disso, é a maior fonte alimentar de ligninas, compostos fitoquímicos similar ao estrogênio, que tem propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Estudos feitos por cientistas em pacientes com esse tipo de câncer comprovou que esta substância presente nesta oleaginosa evitou que as células cancerígenas se espalhassem pelo organismo. A partir da experiência, os pesquisadores concluíram que este composto fitoquímico faz o papel do hormônio feminino estrógeno: funciona como um “falso hormônio, que “engana” as células cancerígenas, evitando que elas se reproduzam rapidamente.

Outro nutriente em destaque na linhaça são as fibras. Elas atuam no trato gastrintestinal, modulando a velocidade de digestão e absorção dos nutrientes, bem como promovem o bom funcionamento intestinal. Assim, evita picos glicêmicos, o que a torna uma boa opção para os diabéticos, pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue.

A fibra ainda proporciona um aumenta na sensação de saciedade e contém substâncias que estimulam a produção de um hormônio controlador do apetite, o que pode ser usado em proveito da reeducação alimentar, auxiliando na perda de peso.

Para aproveitar esses benefícios citados da linhaça o ideal é consumi-lá na forma triturada, pois a casca é resistente e de difícil digestão. A semente inteira somente irá ajudar no funcionamento do intestino.

Uma dica importante é comprar a semente e triturar na hora que for colocar em uma preparação, assim evita de ficar muito tempo exposta a luz, alteração de temperatura ou umidade, pois a gordura presente nela pode se oxidar e perder suas propriedades

A linhaça pode ser utilizada em sucos, frutas, saladas, iogurte, sopas, bolos e pães. O seu consumo deve ser cerca de uma a duas colheres de sopa por dia.

Renata Gomide- Consultora Nutricional do Dietpro