Lançamento da 2° edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, fique por dentro!

O ministério da saúde lançou nesta quarta feira (5) o novo Guia Alimentar para a população Brasileira, com uma versão mais didática e consequentemente mais acessível à população. A publicação é um instrumento de combate à obesidade e ao avanço de diabetes e outras doenças crônicas, além de uma tentativa de evitar a desnutrição.

Diferentemente da primeira versão (2006), em que a linguagem era mais técnica e dificultava o entendimento da população em geral, a nova versão é caracterizada pela leitura fácil e com dicas práticas, o que facilita sua compreensão e consequente aplicabilidade no dia a dia.

A regra de ouro presente neste guia é privilegiar alimentos frescos, como frutas, legumes e carnes, em vez dos chamados alimentos ultraprocessados (macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes) e fast foods. Também deve-se evitar o excesso de óleos, gorduras, sal e açúcar no preparo dos alimentos.

Apesar do foco deste material ser a promoção da saúde e a prevenção de enfermidades, suas recomendações poderão ser úteis a todos aqueles que sofram de doenças específicas. Neste caso, é imprescindível que nutricionistas adaptem as recomendações  às  condições  específicas  de  cada  pessoa, apoiando  profissionais  de  saúde  na  organização  da  atenção nutricional.

Isadora Martins – Consultora Nutricional do Dietpro