Final de semana pode atrapalhar o sucesso das dietas

30
Mai
Final de semana pode atrapalhar o sucesso das dietas

Final de semana pode atrapalhar o sucesso das dietas

Durante a semana, a dieta é seguida à risca, e todas as tentações são ignoradas. Porém, toda essa disciplina com a alimentação vai por água abaixo aos sábados e domingos. Na maior parte dos casos, isso acontece em dietas sacrificantes que, por serem tão difíceis, desestimulam o praticante, que acaba se permitindo um descanso nos fins de semana. No entanto, essa folga pode resultar em acúmulo de calorias e prejudicar o objetivo final: emagrecer ou adotar hábitos alimentares mais equilibrados.

Vale lembrar que a grande maioria das metas de emagrecimento não precisa ser atingida à base de um menu com baixíssimas calorias. Quem segue um cardápio balanceado, não sente tanta necessidade de extrapolar nos finais de semana. Além disso, dieta deve ser personalizada, levando em consideração todas as características do indivíduo, como sexo, idade, estatura, peso e nível de atividade física. Cada indivíduo, de acordo com suas características particulares, apresenta uma determinada quantidade calórica para a manutenção do peso.

O grande erro é que muitas pessoas ao darem aquela “escapadinha” da dieta, passam a acreditar que tudo está perdido e a abandonam. É importante não desanimar e seguir a dieta exatamente como antes do deslize. Não adianta querer compensar comendo apenas saladas no dia seguinte, pois uma alimentação saudável deve ser balanceada com todos os tipos de nutrientes, em especial para quem deseja emagrecer.

O que engorda não é o docinho ou a feijoada no fim de semana, mas tornar isto uma rotina. É importante ter uma ou outra refeição mais prazerosa no final de semana, mas sem exageros e sem deixar que isto passe a fazer parte dos hábitos diários.

O maior risco é o fato de que os nutrientes mais perigosos à saúde estão presentes nas principais guloseimas e comidas de fast foods do fim de semana.

Portanto, evite grandes quantidades de sal, que provocam acúmulo de líquidos no organismo e podem levar ao desenvolvimento de hipertensão. Já a gordura saturada, leva ao aparecimento de doenças cardiovasculares. Produtos refinados são pobres em fibras (responsáveis pela sensação de saciedade) e de nutrientes, principalmente, vitaminas e minerais. Também não exagere nas bebidas alcoólicas que, além de calóricas, não oferecem nutrientes que justifiquem o consumo excessivo.

Everton Oliveira - adaptado por Renata Gomide, consultora nutricional do Dietpro

Compartilhe este post

(31)3892 7700
Rua Verano Faria, 53 Centro
Viçosa MG - 36570000
Close