Estudo mostra que pró-bióticos podem combater o resfriado de estudantes estressados

Ireland — Jar of blueberries and raspberries in a whipped cream — Image by © Wavebreak Media LTD/Wavebreak Media Ltd./Corbis

Recente pesquisa realizada com estudantes da Universidade Estadual de Framingham mostrou que os pró-bióticos podem reduzir o tempo de duração de resfriados adquiridos devido ao estresse. Antes, a este foi notado que estes organismos (probióticos), em especial, Lactobacillus rhamnosus GG (LGG) e Bifidobacterium animalis ssp (BB-12), seriam capazes de modular a resposta inflamatória de forma a melhorá-la, e portanto, combater a inoculação viral.

De tal modo, tendo em vista os benefícios das cepas avaliou-se 200 estudantes divididos em 2 grupos: um que recebeu pró-bióticos, e o outro, apenas um plabebo. Verificou-se que aqueles que ingeriram as bactérias LGG e BB-12, tiveram um resfriado com duração de 4 dias, enquanto que o segundo grupo, 6 dias.

O presidente, Birgit Michelsen, da Chr Hansen, patrocinador do estudo, afirma a respeito da importância deste, enfatizando a boa escolha do grupo analisado por se tratar de indivíduos mais vulneráveis a aquisição de resfriados e gripes devido à alta carga de estresse, gerada pela privação de sono e estresse psicológico. Deste modo, além de um estilo de vida saudável para manutenção do sistema de defesa do organismo, o consumo de pró-bióticos também está relacionado como um aliado ao sistema imunológico.

Conheça estes e outros benefícios deste grupo de alimentos funcionais através do curso online Pró-bióticos, Pré-bióticos e Simbióticos.

Fonte da notícia: <http://www.rgnutri.com.br >

Fonte da imagem: < http://www.corbisimages.com>