Escolhas alimentares nas festas de fim do ano

30
Mai
Escolhas alimentares nas festas de fim do ano

Escolhas alimentares nas festas de fim do ano

Natal...ano novo...festas...viagens...família...comida, ahh muita comida. A época do fim do ano é uma das mais tendenciosas ao exagero na alimentação, uma vez que por ser tempo de comemorar, os encontros são, em sua maioria, acompanhados de mesas fartas com todos os tipos de alimentos. Contudo, é nesse período que muita gente perde o controle e “chuta o balde”, ganhando em pouco tempo o que custou a perder.

Para que essa ação não se repita, elaboramos algumas dicas que irá lhe auxiliar na hora das escolhas alimentares no fim do ano e, por meio de escolhas corretas, você poderá aproveitar sem perder o controle:

1) Fracionamento das refeições

É muito comum ouvir a seguinte frase: “Hoje não vou nem almoçar para comer na festa”, e de fato isso acontece. Mas não caia nessa ilusão, pois pular alguma refeição e ficar horas em jejum, fará somente com que você coma além da conta, e isso, com certeza, não lhe trará bons resultados. O ideal é que se faça as refeições normalmente ao longo do dia, não ficando muito mais do que três horas sem comer, e antes de ir a alguma festa, faça uma refeição mais leve, como sanduíche natural (pão integral, alface, cenoura, tomate e requeijão light) ou salada de frutas, para que você não coma “tudo o que ver na frente” e se arrependa no dia seguinte.

2) Bebidas

As bebidas alcoólicas possuem mais calorias do que carboidratos e proteínas, por isso cuidado com grandes doses, pois pode ser um diferencial no total das calorias consumidas por dia. Quem não ingere bebida alcoólica possui a opção de refrigerantes e sucos, mas atenção: os refrigerantes possuem muitas substâncias que prejudicam a saúde e os sucos industrializados são extremamente ricos em açúcar. Prefira sempre sucos de fruta natural, mas nada com exagero, lembre-se sempre que moderação é tudo.

3) Sobremesa

Procure escolher sobremesas que são feitas à base de frutas e não utilizem cremes que utilizem como base leite condensado e creme de leite. Faça uma linda mesa de frutas, com muita variedade, isso com certeza suprirá a vontade de comer a infinidade de doces que são servidos nessa época. E caso não resista, coma somente os doces mais inusitados e deixe de lado os que são consumidos a ano inteiro.

4) Prato principal

São vários os tipos de preparações a base carnes nessa época: churrasco, chester, frango, tender, leitoa, lombinho de porco, dentre outros. Quanto ao modo de preparo, prefira os assados e grelhados aos fritos. Sempre retire a gordura aparente das carnes antes de comê-la. As aves como chester ou frango são menos calóricas perante as carnes vermelhas, portanto são uma boa opção para quem quer uma alimentação mais leve, claro consumindo na medida certa. No churrasco, não dispense as frutas, como mamão e abacaxi, as enzimas desses alimentos auxiliam na digestão, principalmente das proteínas.

Espero que as sugestões supracitadas possam lhe auxiliar nas escolhas no fim do ano. Desejo a todos um excelente Natal e um ano novo cheio de realizações. Um grande abraço e boas festas!

Isadora Martins - Consultora Nutricional do Dietpro

Compartilhe este post

(31)3892 7700
vendas@dietpro.com.br
Rua Verano Faria, 53 Centro
Viçosa MG - 36570000
Close