Dicas para Aumentar a Ingestão de Água

30
Mai
Dicas para Aumentar a Ingestão de Água

Dicas para Aumentar a Ingestão de Água

Sabemos que a ingestão diária de líquidos, especialmente água é essencial para o organismo, mas apesar de conhecer seus benefícios muitas pessoas ainda não possuem esse hábito recomendado por muitos profissionais de saúde. Neste contexto, elaboramos algumas dicas para auxiliá-lo no aumento da ingestão desse líquido considerado sinônimo de vida.

Água aromatizada:

Para aqueles que não gostam desse fluído puro, uma boa opção seria aromatizá-lo.

Para isto, basta apenas colocar folhas de hortelã, alecrim, gengibre, rodelas de frutas, como laranja, limão, melancia, abacaxi, kiwi, morangos, entre outras variedades de frutas e especiarias, previamente higienizadas, em uma jarra ou copo contendo água, e reservar por cerca de 3 horas na geladeira. Dessa forma este líquido, que é inodoro e insípido, ficará com um suave sabor dos ingredientes utilizados, tornando-o mais saboroso.
Sugerimos que para cada receita utilize apenas dois ingredientes (duas frutas ou uma fruta com uma especiaria), pois a principal característica dessa preparação é um toque leve do sabor e aroma das frutas ou especiarias utilizadas.
É importante também ressaltar que apesar de ser saborosa, deve-se tomar cuidado com exageros, procure alternar o seu consumo com a água natural.

Frutas e Vegetais:

Adicionar as frutas e vegetais em sua dieta pode contribuir para o aumento da ingestão de água, pois uma parcela significante desses grupos alimentares contém mais de 90% desse líquido em sua composição. No caso das frutas as melhores opções são melancia, melão, abacaxi, maçã, mamão, laranja e morango. Já no caso das verduras e legumes os recomendados são pepino, brócolis, espinafre, abobrinha e tomate. Isso porque, estes dois grupos de alimentos possuem em sua composição um percentual elevado de líquidos, chegando até 95%. Sendo assim, uma salada simples e diversificada com frutas e verduras pode ser uma boa opção para quem deseja manter a sua hidratação em dia.

Água sempre a vista:

Tenha sempre ao seu alcance uma garrafinha de água, pois este ato fornece uma indicação visual para a sua ingestão, além de diminuir as chances de ingestão outros substitutos nada saudáveis, como refrigerantes e sucos industrializados. 
Mantenha sempre ao seu lado e em onde estiver, em casa, no trabalho, no carro, na bolsa, na academia uma garrafinha de água. Assim, lembrará de bebê-la e reduzirá o risco de desenvolver doenças específicas, como problemas renais, desidratação e envelhecimento precoce.
Uma outra opção é usar lembretes ou aplicativos que podem lhe auxiliar neste hábito saudável. Assim até que este novo hábito seja inserido em sua rotina, muitas vezes corrida, utilizará a tecnologia a seu fazer e não contará apenas com sua memória.

Pronto, escolha qual das dicas mais lhe agradou ou até mesmo todas e comece a colocá-las em prática.

Renata Gomide - Consultora Nutricional do Dietpro.

Compartilhe este post

(31)3892 7700
Rua Verano Faria, 53 Centro
Viçosa MG - 36570000
Close