Dicas de alimentação para o carnaval

30
Mai
Dicas de alimentação para o carnaval

Dicas de alimentação para o carnaval

Alegria, diversão, folia... é o carnaval que está se aproximando. E nesse clima de festa, muita gente exagera no consumo de bebidas alcoólicas, esquece de se alimentar, ou fazem apenas uma refeição por dia, optando por comidas em barracas de rua, que são, geralmente, lanches ricos em gorduras, e sem contar as poucas horas de sono. Todo esse descuido pode gerar um grande desgaste físico e baixa imunidade, debilitando o organismo. Então foliões, para curtir o carnaval com muito ânimo e disposição é importante seguir algumas dicas:

Antes da folia: se alimente antes de sair de casa, mas evite frituras e alimentos ricos em gorduras, pois retardam o processo de digestão, deixando aquela sensação de estufamento. Por isso, dê preferência as carnes magras (filé de frango ou peixe), e aos alimentos ricos em carboidratos (principalmente os integrais) para garantir que tenha bastante energia durante a festa. Não se esqueça de consumir verduras e frutas. E por ultimo, hidrate-se, beba muita água, consumindo de 2 a 3 litros diariamente.

Durante a folia: mesmo com toda animação da festa, é preciso repor as energias. Assim, leve com você alimento fácil de carregar, rápido e prático que podem ser barrinhas de cereais e biscoitos (de preferência os integrais), frutas secas e sachês de mel. Se sua escolha for comer na rua, evite frituras e comidas pesadas. Opte pelos lanches mais leves. Além disso, é importante observar se são feitos na hora, e se os alimentos estão armazenados em boas condições. Evite consumir itens que estragam com facilidade, como por exemplo, a maionese. Uma intoxicação alimentar pode vir a comprometer o resto do seu carnaval.
Em relação às bebidas alcoólicas é preciso ter moderação. Intercale uma bebida e outra, com a ingestão de bastante água, sucos, água de coco e isotônicos. Assim evitará ressaca e a desidratação.

Depois da folia: na quarta-feira de cinzas recupere as horas de sono perdidas e aproveite para repousar. Além do descanso, é necessário também se alimentar com muitas frutas, vegetais e legumes, que são alimentos mais leves, ricos em vitaminas, minerais e fibras. A hidratação também é importante para acelerar o processo de recuperação do corpo, assim beba muita água e suco de frutas naturais.

Agora é só curtir e cair no samba com muita saúde. Bom carnaval!

Renata Gomide - Consultora Nutricional Dietpro

Compartilhe este post

(31)3892 7700
vendas@dietpro.com.br
Rua Verano Faria, 53 Centro
Viçosa MG - 36570000
Close