Dia nacional da saúde: prevenção é sempre o melhor remédio

02 Jun 2012, Guanajuato, Mexico — Female Hispanic doctor volunteers — Image by © Ann Summa/Corbis

No Brasil, em 1967, foi instituído o dia 05 de agosto como Dia Nacional da Saúde, em homenagem ao nascimento do médico brasileiro Oswaldo Cruz. Esta data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do tema com foco nos cuidados que cada um deve ter com o corpo e na promoção da saúde sanitária.

O Portal da Saúde define que a atenção abrange todas as ações gerais de cuidados com a saúde e bem-estar, incluindo atos de promoção, proteção, reabilitação e tratamento de diversas doenças. Ou seja, falar de Saúde é bem mais amplo do que pensamos, pois englobam inúmeras questões, como sociais, ambientais, culturais, econômicas, além do envolvimento de fatores como a idade e sexo.

O mais importante do dia Nacional da Saúde é o fato de que em diversas regiões do país é utilizado para a promoção de ações de prevenção e diagnósticos de enfermidades. Por exemplo, alguns municípios realizam um mutirão com diversos profissionais de saúde para a realização de exames e orientações a comunidade.

Aproveitamos este dia para salientar que o cuidado com a saúde deve ser encarado como um hábito, onde diversas atitudes deverão ser incorporadas para que somadas venham a contribuir para a qualidade de vida e bem-estar do individuo. Lembrando que uma alimentação saudável é uma condição necessária para o equilíbrio físico e mental.

Adriana Lopes Peixoto – Coordenadora de Marketing e Vendas da A.S.Sistemas
Marceli Almeida Mendonça – Estagiária de Nutrição da A.S.Sistemas
Referência Bibliográfica:
Portal da Saúde