Dia Mundial do Diabetes: fique ligado na sua saúde!

30
Mai
Dia Mundial do Diabetes: fique ligado na sua saúde!

Dia Mundial do Diabetes: fique ligado na sua saúde!

Nesta sexta-feira (14 de novembro), será comemorado o dia mundial do combate ao Diabetes Mellitus, doença que em 2002 afetou 172 milhões de indivíduos e, segundo a OMS, estima-se que em 2030 esse número chegará a 366 milhões de pessoas no mundo. Tais dados são extremamente preocupantes e sugerem que haja uma maior e eficaz atenção na prevenção e tratamento dessa doença que, na maioria dos casos, consiste principalmente em mudanças no estilo de vida do indivíduo.


Existem duas formas básicas do diabetes: tipo 1 e tipo 2. No primeiro tipo os indivíduos possuem pouca ou até mesmo não possuem insulina, necessitando de injeção diária desse hormônio pelo fato de tais indivíduos tenderem à hiperglicemia grave e consequente cetoacidose (acúmulo de corpos cetônicos no sangue, tornando o PH ácido). O desenvolvimento da doença é devido a fatores autoimunes e, em menor proporção, a fatores idiopáticos (sem causa definida).


Em se tratando do diabetes tipo 2, a pessoa não consegue utilizar eficazmente a insulina produzida pelo organismo (resistência insulínica) podendo estar associado a um defeito em sua secreção, sendo tais características menos intensas do que no diabetes tipo 1. Os principais fatores de risco para o diabetes tipo 2 são: obesidade (cerca de 80% dos indivíduos obesos são diabéticos), sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e dislipidemias. A doença nos estágios menos graves, pode ser controlada com mudanças nos hábitos alimentares e prática regular de atividade física, já em situações mais complicadas o diabetes tipo 2 é controlado pela ação de medicamentos orais (hipoglicemiantes) e até mesmo com insulina.


Os sintomas nos dois tipos são praticamente os mesmos (polidipsia, polifagia, poliúria e perda acentuada de peso) entretanto são mais evidentes no diabetes tipo 1, uma vez que no diabetes tipo 2, muitas vezes a doença é silenciosa e o indivíduo só apresenta os sintomas quando está em um estágio mais avançado, o que é um fator preocupante para o tratamento com diagnóstico tardio, pois o indivíduo já está em nível crítico da doença.


Diante do exposto, fica evidente que uma alimentação adequada e equilibrada torna-se imprescindível para evitar e tratar o diabetes, sendo assim, segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes(SBD), além de uma alimentação adequada e prática regular de atividade física, o paciente pode lançar mão de alimentos com propriedades funcionais que auxiliam no controle dos níveis séricos de glicose e lipídios. Observe abaixo a lista de alguns alimentos com tais propriedades:

  • Ômega 3
A hipertrigliceridemia está associada a doenças cardiovasculares em indivíduos diabéticos. O consumo de óleo de peixe favorece a redução de triglicerídeos plasmáticos nesses pacientes. Entretanto, poderá ocorrer ligeiro aumento no LDL-C.

  • Soja
A soja possui em sua composição aminoácidos, isoflavonas e fibras. Muitos estudos sugerem que tal alimento possui efeitos positivos no Diabetes, uma vez que pode auxiliar na redução do colesterol plasmático.

  • Psillium
Em pacientes diabéticos tipo 2, a adição de psillium na dieta pode melhorar o controle glicêmico e lipídico.

  • Goma Guar
A Goma guar é uma fibra solúvel que tem demonstrado diminuir as concentrações de glicose pós-prandiais em pacientes com diabetes mellitus tipo 2.

  • Batata Yakon
O yacon é uma raiz tuberosa que tem sido considerada alimento funcional em decorrência de seus componentes designados como fibras alimentares solúveis e prebióticos, como fruto-oligossacarídeos (FOS) e inulina. Tais componentes foram analisados e verificou-se que são eficientes pelas suas caraterísticas hipoglicemiantes, redução na produção de insulina em jejum, redução na produção de glicose hepática e forte atividade antioxidante.

  • Banana Verde
A massa da banana verde é rica em fibras e amido resistente (AR), um tipo de carboidrato não digerido pelo organismo que apresenta funções fisiológicas na regulação intestinal, no controle da glicemia e no retardo do esvaziamento gástrico controlando e liberação de glicose e aumentando o período de saciedade.

Isadora Martins - Consultora Nutricional do Dietpro

Compartilhe este post

(31)3892 7700
Rua Verano Faria, 53 Centro
Viçosa MG - 36570000
Close