De bem com o inverno

Young Friends Sharing Food at Chalet — Image by © Tim Pannell/Corbis

Com o inverno aproximando surge à preocupação de como manter uma alimentação saudável durante os dias frios sem aumentar o peso na balança.

Junto com os dias frios surge também aquela preguiça, que pode ser considerada um dos maiores vilões do inverno. Basta a temperatura reduzir um pouco para aumentar a vontade de ficar mais tempo sem fazer nada, de faltar a academia, o trabalho e deixar tudo para depois. Mas, todo esse desanimo tem uma explicação biológica, para manter nossa temperatura interna estável, gastamos energia. No frio, esse gasto aumenta e, por isso, tendemos a ficar mais quietos, preservando nossas reservas.

Concomitantemente a ele vem a vontade de comer além do necessário, principalmente alimentos mais calóricos e isso acontece devido a necessidade aumentada do nosso corpo em manter a temperatura corporal, porém no caso do Brasil, de acordo com a professora Ana Carolina Carneiro nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição, do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), “para os brasileiros, a variação de gasto calórico não chega a 10%, afinal as temperaturas não sofrem uma queda tão brusca, o que não justifica uma queima excessiva de calorias”.

Alguns alimentos e formas de preparo podem auxiliar em uma alimentação saudável nesta época do ano. Abaixo segue algumas dicas:

  • Procure trocar os chocolates quentes por chás quentes, estes além de aquecer contêm menos calorias;
  • Prefira sopas com legumes e carnes magras, sem queijos e aditivos calóricos, como o creme de leite;
  • Para uma maior saciedade dê preferência para alimentos ricos em fibras como frutas e vegetais;
  • Não deixe de comer salada e se ela não cair bem as refogue ou prepare suflês;
  • Não deixe de beber água, a necessidade hídrica continua a mesma no inverno;
  • E é claro, não deixe de praticar atividade física regularmente.

Com uma alimentação balanceada e a prática de atividade física você terá mais ânimo para a passagem do inverno, evitando o ganho de alguns dos quilos extras.

Adriana Lopes Peixoto – Consultora Nutricional da A.S. Sistemas
Marceli Almeida Mendonça – Estagiária de Nutrição daA.S. Sistemas
Fontes da notícia: www.mundoverde.com.br,  www.uniara.com.br
Fonte da Imagem: www.corbisimages.com