Cuidados com a alimentação infantil nas férias

30
Mai
Cuidados com a alimentação infantil nas férias

Cuidados com a alimentação infantil nas férias

As férias escolares são, muitas vezes, uma preocupação para os responsáveis pelas crianças, visto que, em muitos casos, os pais perdem o controle da alimentação do seu filho, sendo os hábitos alimentares saudáveis alterados para dar espaço à diversão. É importante saber que nesse tempo os pequeninos precisam de muita energia para brincar e gastá-la de diversas maneiras, como em parquinhos, clubes, praias e até mesmo dentro de casa, onde o ritmo é bastante acelerado.

Diante disso, a alimentação adequada é imprescindível para que a criança possa realmente aproveitar esta época tão esperada, havendo necessidade de atenção com a quantidade, qualidade, harmonia e adequação dos alimentos. Assim, lembre-se de fracionar adequadamente a oferta dos alimentos, ou seja, com três refeições principais e dois a três pequenos lanches intermediários, evitando que a criança procure guloseimas e exagere em uma única refeição. Também, é extremamente importante que não se esqueça de fornecer constantemente água ou suco natural ao seu filho, uma boa hidratação é essencial.

Uma realidade importante de ser mencionada é que algumas crianças preferem ficar o dia todo na frente da televisão jogando videogames, mexendo em computadores ou assistindo desenhos, o que seria o mais cômodo para seus cuidadores. Mas é preciso estimular a prática regular de atividades físicas no período de férias, para garantir um bom gasto de energia e manter hábitos saudáveis. O sedentarismo pode começar desde cedo!

Abaixo seguem algumas dicas para promover os hábitos saudáveis das crianças no recesso escolar:

  • Não modifique a alimentação neste período, é importante manter o consumo de alimentos saudáveis incluindo frutas, legumes e hortaliças;
  • Os horários para as refeições e lanches devem ser mantidos, cuidado com viagens e passeios, a tendência é modificar totalmente os hábitos nessa época. Lembre-se que a criança precisa se alimentar bem para ter um crescimento saudável e adequado;
  • Incentive atividades ao ar livre, que envolvam algum tipo de esforço físico, e continue limitando o consumo de alimentos na frente da televisão ou do computador;
  • Evite compensar o bom comportamento com oferta de doces, refrigerantes e guloseimas;
  • Mantenha a criança sempre bem hidratada, ofertando líquidos;
  • Não se esqueça de sentar a mesa junto com a criança e dar o exemplo, ela não vai querer comer brócolis se você não comer junto.
Pensando na importância de uma alimentação saudável neste período e em todos as etapas de desenvolvimento da criança, a equipe A. S. Sistemas elaborou o curso online Nutrição infantil, que faz uma abordagem objetiva sobre os cuidados na alimentação infantil, a maneira correta de aprender a se alimentar bem, técnicas de promoção de hábitos saudáveis no ambiente escolar, além de como explorar os serviços personalizados de Personal Baby e Kids. Vale a pena conferir!

Isadora Martins - Consultora Nutricional do Dietpro

Compartilhe este post

(31)3892 7700
Rua Verano Faria, 53 Centro
Viçosa MG - 36570000
Close