Colágeno: nutriente fundamental para pele e corpo saudáveis

30
Mai
Colágeno: nutriente fundamental para pele e corpo saudáveis

Colágeno: nutriente fundamental para pele e corpo saudáveis

O colágeno é uma categoria muito complexa de proteínas formadas por aminoácidos no organismo humano. Ele tem o papel de facilitar a união das células e é o mais importante componente proteico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos. Desta forma, um organismo saudável necessita de colágeno para a manutenção do tônus muscular e de uma pele firme.

Porém, a partir dos 25 anos, o organismo começa a diminuir a sua produção. Aos 50 anos, o corpo só produz em média 1/3 do que precisa. Acredita-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento, não só pelas rugas que aparecem na pele, mas pela fragilidade de outros sistemas. Com a diminuição do colágeno, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força, os músculos se tornam flácidos, a densidade dos ossos diminui e a cartilagem que envolve as articulações se fragiliza. Os cabelos se tornam finos e perdem a força. Já a pele se desidratada, fica mais fraca, perdendo elasticidade, o que gera flacidez e aparecimento de estrias. O acúmulo de gordura sob a pele também cresce, formando os indesejáveis “pneuzinhos”.

As mulheres são as que mais sofrem com esta perda, pois apresenta uma quantidade menor no corpo quando comparado aos homens. Além disso, com a chegada da menopausa, por volta dos 45 a 50 anos, há uma diminuição de fibroblastos, células responsáveis pela produção do colágeno.

Deste modo, uma alternativa para repor essa queda no organismo é a sua suplementação. A forma mais indicada para o consumo é o colágeno em pó hidrolisado, pois apresenta as moléculas de proteínas quebradas, tendo assim uma maior absorção.

Estudos recomendam o consumo de 5 a 10 g de colágeno ao dia. Mas, é importante lembrar que o suplemento não diminui a importância de uma dieta rica em alimentos que estimulam a produção natural desta substância no organismo. Assim, o consumo de carne magra, frango, peixe, ovo (especialmente a clara), cereais integrais, legumes, verduras, frutas (principalmente as cítricas), castanhas e nozes são fundamentais, pois estes contêm os nutrientes que auxiliam no processo de reposição do colágeno.

Vale ressaltar que a suplementação com colágeno é apenas um coadjuvante no combate a flacidez, uma vez que ela não impende o envelhecimento natural da pele. Além disso, as estrias já desenvolvidas dificilmente serão diminuídas apenas com a atenção maior à ingestão adequada de boas fontes de colágeno.

Assim sendo, a melhor forma de garantir uma pele saudável é promover a absorção dos nutrientes no intestino, o que é proporcionado por uma alimentação equilibrada, além da prática de exercícios físicos diariamente. Esses dois fatores podem assumir esse papel diminuidor da flacidez da pele de modo bem mais eficiente.

Renata Gomide - Consultora Nutricional do Dietpro

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