Avaliação nutricional: saiba como estabelecer o diagnóstico de maneira satisfatória

A avaliação do estado nutricional tem como principal finalidade averiguar o crescimento e as proporções corporais em um indivíduo ou de uma comunidade.

Para a definição ou seleção de métodos para a avaliação do estado nutricional, alguns critérios são necessários, como por exemplo, a determinação de métodos que melhor detectem o problema nutricional que se pretende corrigir no indivíduo ou na população a ser avaliada. Devem-se considerar, ainda, os custos para sua utilização, o nível de habilidade pessoal requerido para aplicá-los adequadamente, o tempo necessário para executá-los, a receptividade por parte da população estudada e os possíveis riscos para a saúde.

A antropometria, que consiste na avaliação das dimensões físicas e da composição global do corpo humano, evoluiu constantemente, sendo método útil em estudos populacionais, clínicos e de intervenção, e sua aplicação permite o avanço nas interpretações e na busca de formulações matemáticas que aperfeiçoassem a acurácia da estimativa dos compartimentos corporais e o seu poder preditivo.

A investigação laboratorial é geralmente realizada através da averiguação de amostras sanguíneas ou urinárias do paciente ou grupo de indivíduos a ser pesquisado e tem como propósito examinar carências nutricionais específicas. Mas, como todo processo de investigação apresenta algumas limitações para sua execução, isto porque, são mais invasivos e de custo mais elevado, sendo assim, precisam ser empregados com critério quando são conclusivos para o diagnóstico e proposta ou intervenção terapêutica.

Outra etapa importante do atendimento nutricional é a anamnese clínica ou o exame clínico é baseado na verificação de sinais e sintomas clínicos e físicos apresentados pelos indivíduos. Estes sinais e sintomas são avaliados através dos tecidos ou órgãos externos tais como pele, olhos, cabelo e mucosas, que estariam relacionados com possíveis inadequações nutricionais, carência ou excesso de ingestão alimentar. Apresenta características de praticidade, simplicidade e baixo custo, entretanto, nos últimos anos a sua utilização tem sido limitada, em virtude da validação de outros métodos.

Diante do supracitado, podemos concluir que a avaliação das condições de saúde da população possibilita o planejamento de estratégias de intervenção mais eficazes e eficientes, sendo as etapas de avaliação nutricional extremamente importante para o diagnóstico clínico. E com base neste propósito informamos o pré-lançamento do curso online de Avaliação Nutricional do Diagnóstico à Prescrição. Cujo tema tem como objetivo geral destacar a importância de cada etapa da avaliação nutricional no estabelecimento da terapêutica mais adequado ao estado nutricional do paciente. Listar e sugerir métodos e parâmetros para a avaliação nutricional, além de acrescentar informações que possam contribuir para identificação e redução de possíveis complicações passíveis de se desenvolverem durante o período de acompanhamento nutricional.

Não perca esta ótima oportunidade de obter conhecimento sobre a avaliação, diagnóstico e definição de uma terapia clínica adequada e precisa!

Adriana Lopes Peixoto – Nutricionista