Suporte

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O contato com uma nova ferramenta de trabalho exige um período de adaptação. Pensando nisso, mantemos um serviço de suporte técnico totalmente gratuito, com pessoal devidamente treinado que dão apoio técnico e de esclarecimento, desde a instalação até as dúvidas mais comuns que possam surgir. Disponibilizamos diversos canais de atendimento e inúmeros recursos de apoio, que refletem positivamente nos resultados de satisfação de quem os utilizam. Veja alguns números:

  • 90% das dúvidas por e-mail são resolvidas no primeiro contato

  • Mais de 80% dos atendimentos por telefone, tem suas dúvidas esclarecidas logo no primeiro contato

  • Mais de 75% dos nossos atendimentos pelo chat online esclarecem as dúvidas no primeiro contato, com uma aprovação superior a 90% entre os nossos usuários.

Diante desse cenário, podemos afirmar que nosso compromisso é: oferecer um suporte técnico de qualidade e que atenda as necessidades de quem o procura.


Confira os horários de atendimento do Suporte Técnico

8hs às 12hs e de 14hs às 18hs

Segunda à Sexta-feira (exceto feriados)


Encontre, nessa área, todos os materiais necessários para conhecer e desfrutar das funcionalidades dos softwares. Para que possa esclarecer a sua dúvida de forma mais clara, separamos o suporte técnico em três blocos: Dúvidas sobre instalação e desinstalação dos softwares - Dúvidas de navegação e utilização dos softwares e Canais de contato direto com o suporte técnico.

 

Dúvidas sobre Instalação e Ativação dos Softwares

Aqui você encontra os materiais relacionados a dúvidas gerais, de instalação e solicitação da chave de ativação do seu software.

Tour de InstalaçãoProcedimentos de Instalação

Perguntas FrequentesDúvidas frequentes sobre Instalação

Perguntas FrequentesDúvidas frequentes sobre Ativação

Se você já instalou o software e necessita da chave de acesso, utilize o formulário online disponível a seguir. Preencha os campos corretamente com os seus dados. A resposta com a chave de ativação do software será enviada ao seu endereço de e-mail, dentro do prazo descrito no próprio formulário. Para acesso ao formulário, clique no link abaixo:

Chave de acessoSolicitação de Chave de Acesso

 

Dúvidas sobre Desinstalação dos Softwares

Nesta seção você entenderá como é realizada a desinstalação do software e porque é tão importante anotar o código de desinstalação gerado após a remoção do software do computador.

Tour de InstalaçãoProcedimentos de Desinstalação

Perguntas FrequentesDúvidas frequentes sobre Desinstalação e Reinstalação

Se você realizou a desinstalação do software do seu computador, é necessário que informe ao suporte técnico, o código de desinstalação gerado durante o processo, utilizando o formulário online a seguir. Preencha os campos corretamente com os seus dados e no campo Motivo, informe se a desinstalação ocorreu por motivo de Manutenção ou Troca de computador, bem como o código de desinstalação gerado. Com esses dados, faremos a baixa da antiga chave, permitindo que seja obtida uma nova chave de ativação em futura instalação do software. Para acesso ao formulário, clique no link abaixo:

Chave de acessoEnvio do código de desinstalação

 

Dúvidas de Navegação e Manutenção dos Softwares

Aqui você encontra os materiais relacionados a dúvidas sobre navegação nas telas dos softwares, além do manual de uso no formato pdf.

 

Manual de uso Dietpro ClínicoManual Dietpro Clínico       Manual de uso Dietpro Rotulagem 1.5Manual Dietpro Rotulagem       Manual de uso AgendaproManual Agendapro

Perguntas FrequentesDúvidas frequentes sobre Navegação

Nossos softwares são desenvolvidos com tecnologia de ponta e constantemente atualizados, para que você desfrute dos recursos e soluções oferecidos por eles. Entretanto, algumas situações inesperadas podem ocorrer durante o seu funcionamento, decorrentes de inúmeros fatores. Conheça a seguir, as principais ocorrências detectadas em nosso suporte técnico e como resolvê-las:

Chave de acessoDúvidas frequentes sobre manutenção

Canais de Contato com o Suporte Técnico

Uma opção de canal para contato com o suporte técnico pode ser realizado através de mensagem por e-mail. Envie sua mensagem informando o nome completo do proprietário do software e o detalhamento da sua dúvida que a equipe responderá em até 2hs ou na 1ª hora do dia útil seguinte

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Ainda com dúvidas?

O chat online é uma ferramenta utilizada no contato em tempo real entre o cliente e a empresa. Por conta da demanda em determinados horários, o atendimento nesse canal pode sofrer demora, em decorrência do volume de clientes aguardando na fila de espera, por serem atendimentos mais complexos. Se mesmo com as opções oferecidas, seja necessário o atendimento online, clique na imagem abaixo para falar com um dos nossos atendentes.

Atendimento online disponível de:

9hs às 12hs e de 14hs às 17hs

Segunda à Sexta-feira (exceto feriados)

Suporte Clique para falar com nossa equipe de Suporte

 

 

Processo de Instalação

O que é: Número de Série, Chave de Acesso e Código de Desinstalação?

Os software da linha Dietpro podem ser instalados e desinstalados sempre que for necessário, utilizando o mesmo arquivo de instalação enviado por CD ou por LINK.

Sempre que o software for instalado, será necessário a geração da CHAVE DE ACESSO. Para isso o cliente deve primeiro realizar a instalação do software e enviar ao Suporte Técnico o NÚMERO DE SÉRIE que aparecerá na tela de ativação após a instalação.

Obs.: a cada instalação o software apresentará um Número de Série diferente, e, para cada Número de Série será gerada uma Chave de Acesso única.

Então cada instalação do software será gerado um Número de Série e uma Chave de Acesso únicos.

O Código de Desinstalação sempre será gerado após a desinstalação do software. Esse código se refere somente à chave de acesso utilizada na ativação da instalação que foi desinstalada. Outras instalações que forem desinstaladas apresentarão os seus próprios códigos de desinstalação após serem desinstaladas.

Como fazer o download do instalador e do arquivo de personalização que recebi por e-mail?

Para os clientes que adquiriram o software por LINK, será enviado um e-mail com o link de download do instalador e o arquivo de personalização.

Para realizar o download do instalador basta clicar no link localizado no corpo do e-mail, ou copiar esse link e colar em seu navegador. Não recomendamos que o download seja realizado por serviços de conexão de internet discada, wi fi, via rádio ou modem 3G pelos motivos de baixa velocidade de transferência e intermitência do sinal. Nesse caso, opte em adquirir o produto na versão com CD de instalação. Para um download mais rápido também é necessário desativar o antivírus.

Nesse mesmo e-mail está em anexo o arquivo de personalização que deve ser salvo junto com o instalador. O arquivo de personalização deve ser salvo no computador e não deve ser aberto.

Para salvar o arquivo de personalização que foi enviado em anexo no e-mail, faça o seguinte: entre na sua conta de e-mail, abra o e-mail de instalação recebido e localize o arquivo em anexo. Geralmente, abaixo do anexo tem a opção 'Baixar' clique nessa opção. Se no seu e-mail não tiver essa opção dê dois cliques em cima do arquivo e aparecerá 'Baixar', 'Download' ou 'Salvar'. Clique em uma delas. Nunca clique em 'Abrir' pois o arquivo não abrirá e não clique na opção 'Baixar como zip' porque isso mudará a extensão do arquivo de personalização.

O arquivo será salvo automaticamente na sua pasta Documentos / Download.

Obs.: recomendamos que esses arquivos sejam salvos em um pendrive ou CD. Com essa ação, você evitará de perder os arquivos recebidos e facilitará o acesso aos mesmos em futuras reinstalações.

Como iniciar a instalação do software depois do download dos arquivos?

Depois de salvar o instalador em seu computador, clique nele com o botão direito do mouse e em seguida clique na opção 'Extrair aqui' ou 'Extrair tudo'. Será criada uma pasta com o mesmo nome do arquivo, dentro dessa pasta dê dois cliques no arquivo Instalar.exe.

Em seguida iniciará a instalação com a tela de Assistente de Instalação. Clique no botão Avançar. Aparecerá outra tela onde você terá, obrigatoriamente, que ler o contrato. Lido o contrato, clique na opção ‘Eu aceito os termos do contrato’ e depois clique no botão Avançar. E depois clique em Instalar.

Para prosseguir com a instalação, você deve localizar na tela de Personalização do software, o arquivo denominado 'seunome.dpp', que foi salvo anteriormente junto com o arquivo de instalação. (Veja procedimento de download na pergunta 2 deste FAQ).

Obs.: se o proprietário do software se chama Ana Maria o nome do arquivo de personalização será 'AnaMaria.dpp'.

Clique no botão Procurar, localize o arquivo que você salvou do e-mail denominado "Seunome.dpp". Após selecionado, clique no botão Continuar.

Na tela de Ativação, será informado o número de série que deverá ser informado ao suporte técnico para a geração de chave de acesso. Leia atentamente as instruções dessa tela para realizar a solicitação da chave de acesso.

Caso o seu computador seja da marca Sony VAIO, você deve primeiramente realizar os procedimentos da pergunta 6.

Como faço para instalar meu software utilizando o meu CD de instalação?

Insira o CD de instalação na unidade de CD-ROM do seu computador. Com isso, o Dietpro Clínico iniciará a instalação com a tela de Assistente de instalação. Clique no botão Avançar.

Aparecerá outra tela onde você terá obrigatoriamente que ler o contrato. Lido o contrato, marque na opção "Eu aceito os termos do contrato" e depois clique no botão Avançar.

Na sequência, a tela informa que o software está pronto para a instalação. Clique no botão Instalar para iniciar a instalação. Aparecerá uma barra correspondente ao andamento da instalação. Aguarde até que ela seja preenchida.

Em seguida será aberta automaticamente a tela do seu navegador. Clique no link de acordo com a linguagem desejada (Português, Inglês, Espanhol). Abrirá então a tela parabenizando-o pela instalação com êxito, clique em Continuar.

Na tela de Personalização você deverá selecionar o arquivo de personalização que está dentro do CD de instalação. Para isso, clique no botão Procurar (Selecionar, Buscar, Browser) e será aberta uma janela. Dentro dessa janela clique no Drive D: (CD-ROM) e selecione o arquivo denominado Seunome.dpp. Após selecionado, clique no botão Continuar..

Obs.: se o proprietário do software se chama Ana Maria o nome do arquivo de personalização será 'AnaMaria.dpp'.

Será aberta a tela de Ativação do Dietpro Clínico. Nela você encontra o número de série que deverá ser informado ao suporte técnico para a geração da chave de acesso. Leia atentamente as instruções dessa tela para realizar a solicitação da chave de acesso.

Caso o seu computador seja da marca Sony VAIO, você deve primeiramente realizar os procedimentos do link Instalação em Sony Vaio.

O que fazer quando minha instalação chega na tela onde diz 'PERSONALIZAÇÃO' ?

Quando a instalação é realizada por link o procedimento a ser seguido é:

Localize na tela de Personalização do software, o arquivo denominado 'seunome.dpp', que foi salvo anteriormente junto com o arquivo de instalação. (Veja procedimento de download na pergunta 2 deste FAQ).

Obs.: se o proprietário do software se chama Ana Maria o nome do arquivo de personalização será 'AnaMaria.dpp'.

Clique no botão Procurar, localize o arquivo de personalização que você salvou do e-mail, denominado “Seunome.dpp”. Após selecionado, clique no botão Continuar.

Quando a instalação é realizada através do CD o procedimento a ser seguido é:

Na tela de Personalização você deverá selecionar o arquivo de personalização que está dentro do CD de instalação. Para isso, clique no botão Procurar (Selecionar, Buscar, Browser) e será aberta uma janela. Dentro dessa janela clique no Drive D: (CD-ROM) e selecione o arquivo denominado Seunome.dpp.

Obs.: se o proprietário do software se chama Ana Maria o nome do arquivo de personalização será 'AnaMaria.dpp'.

Após selecionado o arquivo de personalização dentro do CD clique no botão Continuar.

Não consigo instalar o software no meu notebook da marca Sony Vaio. Como devo proceder?

Nos computadores da Sony Vaio já existe um serviço nativo, relacionado ao gerenciamento da bateria, que conflita com a instalação do Dietpro, porém seguindo os passos abaixo é possível instalar o Dietpro e manter o serviço da Sony Vaio rodando normalmente.

Antes de iniciar a instalação do software é necessário realizar os dois procedimentos abaixo.

1º Clique em iniciar do Windows e localize o campo de pesquisa. Digite nesse campo de pesquisa o comando 'msconfig' e aperte a tecla Enter.

Será aberta uma janela com várias abas, clique na aba Serviços, desmarque todos os serviços onde a coluna Fabricante esteja indicando Sony e, por fim, clique em Aplicar. Feito isso clique na aba Inicialização e repita o mesmo procedimento, desmarcando todos os serviços onde a coluna Fabricante esteja indicando Sony. Depois clique em Aplicar e em seguida clique em Ok.

2º Clique em iniciar do Windows e localize o campo de pesquisa. Digite nesse campo de pesquisa o comando 'services.msc' e aperte a tecla Enter.

Será aberta uma janela com vários serviços. Procure por serviços onde a coluna Nome e a coluna Descrição indique VAIO. Ao localizar um serviço da VAIO você deverá clicar em cima desse serviço com o botão direito do mouse e em seguida clicar na opção Parar. Esse procedimento deve ser realizado para todos os serviços que indiquem VAIO na coluna Nome ou na coluna Descrição.

Depois de realizados os dois procedimentos acima é que deve ser iniciada a instalação do Dietpro, seguindo as orientações da Instalação por CD (pergunta 4 deste FAQ) ou da Instalação por Link (pergunta 3 deste FAQ) conforme a forma de aquisição feita por você.

Processo de Ativação

Como é gerada a chave de acesso?

Sempre que o software for instalado, será necessário a geração da CHAVE DE ACESSO. Para isso o cliente deve primeiro realizar a instalação do software e enviar ao Suporte Técnico o NÚMERO DE SÉRIE que aparecerá na tela de ativação após a instalação. É com base nesse Número de Série que será gerada a Chave de Acesso.

Obs.: a cada instalação o software apresentará um Número de Série diferente, e, para cada Número de Série será gerada uma Chave de Acesso única.

Então cada instalação do software será gerado um Número de Série e uma Chave de Acesso ÚNICOS.

Como faço a ativação do meu software?

Após a INSTALAÇÃO de qualquer um dos software da linha Dietpro entre no site www.dietpro.com.br e acesse a aba de Suporte. Ao entrar na área de Suporte, clique na opção chave de acesso e preencha o formulário com seus dados. Você receberá um e-mail da equipe de suporte que informará o método de entrada da chave (Arquivo ou Digitação) e a chave de acesso.

Outra forma de solicitar a chave de acesso é entrando em contato por e-mail. Envie para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. os seguintes dados:
_ o nome completo do proprietário do software;
_ o número de série apresentado na tela do software instalado;
_ o código de desinstalação apresentado depois da desinstalação do software (somente se o software tiver sido desinstalado).

Através do chat online do Suporte Técnico também é possível solicitar a chave de acesso. Porém conforme a demanda de atendimentos no chat, pode ser que aja fila de espera, por isso orientamos que faça a solicitação pelas duas formas acima (preenchimento do formulário no site e envio do e-mail para o suporte) a fim de não aguardar na fila de atendimento.

Obs.: não é possível a solicitação da chave de acesso por telefone.

Após a ativação do software basta realizar o acesso digitando dietpro para usuário e dietpro para a senha.

Processo de Utilização

Qual é o usuário e a senha de acesso ao software? Posso cadastrar um novo login?

Por padrão o login do software é dietpro para usuário e dietpro para a senha.

É necessário realizar o primeiro acesso ao software com o login padrão para que em seguida possa ser cadastrado um novo login de acesso.

Para cadastrar um novo usuário e uma nova senha, entre no software, clique em Menu, clique em Usuário e por último clique em Novo. Preencha todos os campos com os dados do novo usuário deixando o campo "Nível de Acesso" selecionado na opção "Administrador Geral". Após o preenchimento clique em Salvar.

Clique no X no lado superior direito da tela para voltar à tela de login, e digite o novo usuário e a nova senha que foram cadastrados.

Esqueci o login de acesso. Como faço para recuperar o usuário e a senha de acesso ao software?

Em casos em que o cliente não se lembra do login de acesso do software, orientamos que tente o login padrão que é usuário: dietpro e senha: dietpro.

Se não for possível acessar o software com o login padrão então deve ser realizado um dos procedimentos abaixo conforme o software e a versão atualmente instalada. Verifique a versão do seu software abrindo a tela de login e identificando a numeração perto da maçã no lado superior direito, ou identificando a numeração no canto inferior direito da caixa cinza do login.

Recuperação de senha no Dietpro Clínico
Para as versões: sem numeração, 5.1, 5.2, 5.5 ou 5.6, você deve solicitar ao suporte técnico o arquivo de redefinição de senha. Entre em contato por e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou por chat online para solicitar o arquivo de redefinição de senha.

Para a versão 5.7 basta clicar no link Redefinição de Senha, localizado na tela de login. Após clicar nesse link será aberta uma nova tela onde deve ser informado o número do CPF/CNPJ do proprietário do software. Feito isso o software poderá ser acessado novamente com o login padrão.

Recuperação de senha no Dietpro Rotulagem
Para esse software a redefinição de senha deve ser realizada junto ao suporte técnico. Entre em contato por e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou por chat online para solicitar o arquivo de redefinição de senha.

Obs.: caso você tenha os dois software, Dietpro Clínico e Dietpro Rotulagem, instalados no mesmo computador não é necessário realizar os dois procedimentos acima. Realize a redefinição de senha de um dos software e o outro automaticamente também terá a senha redefinida.

O software possui um MANUAL ou um material de ajuda?

Ao término da instalação do software serão automaticamente instalados o manual e o tour de navegação.

Para ter acesso a esses materiais, clique no Iniciar do windows, em seguida clique em Programas, depois clique em Dietpro. Serão abertas várias opções, dentre elas o Manual em formato PDF e o Tour de Navegação (vídeo de demonstração do software).

Em nosso site dietpro.com.br também é possível ter acesso a esses materiais clicando na aba Suporte.

Como faço para salvar os dados que cadastrei no software?

O arquivo de Backup e o arquivo de Exportação de pacientes devem ser gerados para salvar os dados que já foram inseridos no software (cadastros de pacientes e suas consultas). Devem ser gerados antes de qualquer desinstalação do Dietpro e antes de formatação do computador.

Backup
A geração de backup deve ser realizada antes da desinstalação do software ou formatação do computador. Para gerar o backup existem 2 formas diferentes:

1º na tela inicial do software clique em Geração de Backup. Na tela seguinte clique em Gerar e aguarde até que o arquivo seja gerado. Não interrompa o processo até que o arquivo seja gerado. Esse tipo de arquivo é gerado com o nome Dietpro5i_ano,mês,dia_hora e a extensão .dpb.

Por exemplo: um backup gerado no dia 25 de julho de 2014 às 14h, terá o seguinte nome Dietpro5i_20140725_1400.dpb. Esse arquivo geralmente é salvo automaticamente na pasta Documentos / Download.

2º Outra forma de gerar um backup dos dados inseridos no software é clicando no X no lado superior direito da tela. Ao clicar nesse botão será aberta uma janela perguntando se deseja fazer a cópia de segurança. Essa cópia de segurança é o mesmo que backup, mas ele será salvo em local diferente: Computador / C: / Arquivos de programas / Dietpro / Diet / Backup.

Sempre antes de desinstalar o Dietpro você deve copiar os arquivos da pasta Backup para a área de trabalho do seu computador.

Exportar Pacientes
A exportação de pacientes é um outro tipo de backup, mas que diferente do backup que salva tudo que foi cadastrado no software, o arquivo de exportação de pacientes salva apenas os cadastros dos pacientes e suas consultas.

Para gerar o arquivo de exportação de pacientes entre no Dietpro e na tela inicial clique em Exportar Pacientes. Clique em Próximo e depois clique em Exportar. Aguarde até que o software gere o arquivo e clique em Voltar.

O nome do arquivo de Exportação de Pacientes é igual ao nome do arquivo de backup, porém a extensão é .dpe. Exemplo: Dietpro5i_20140725.dpe será o nome do arquivo de exportação de pacientes gerado no dia 25 de julho de 2014.

Geralmente esse arquivo é salvo automaticamente na pasta Documentos/Download.

Como alterar o login de acesso do software?

Para alterar o usuário e senha do software basta clicar em Menu, em seguida clicar em Usuário e depois clicar em Novo. Preencha os campos com os dados do novo usuário e nova senha. Clique em Salvar e o software voltará para a tela de login. Digite o novo login cadastrado para entrar no software.

Como fazer para recuperar os dados de pacientes e consultas?

Após uma reinstalação é necessário recuperar os dados. Para isso, proceda com a restauração de backup ou com a importação dos pacientes. Não é preciso realizar os dois procedimentos, apenas um deles é o suficiente para recuperação dos dados. Se você realizar os dois procedimentos é provável que seus dados fiquem duplicados.

Restauração de backup
Entre no Dietpro e na tela inicial clique em Restaurar Backup. Clique em Procurar e selecione o arquivo de backup que você tem salvo. Em seguida clique em Restaurar. Aguarde até que o software apresente a tela de login novamente.

Feito isso, entre no Dietpro e verifique se os dados foram mesmos restaurados no software.

Importação de pacientes
Entre no Dietpro e clique em Menu, depois clique em Profissional e depois clique em Novo. Se cadastre como profissional e depois clique em Salvar.

Voltando na tela inicial do Dietpro, clique em Importar Pacientes. Selecione o arquivo de exportação de pacientes que você tem salvo. Nas telas seguintes clique sempre em Próximo, na última tela clique em Importar. Aguarde até que o software confirme a importação do arquivo.

Feito isso, clique em Voltar e verifique se os dados foram mesmos importados.

É possível alterar os dados que são impressos nos relatórios?

Não é possível alterar no software o nome do proprietário e nem o número do CRN. Se for o caso, entre em contato com o setor de vendas.

Para alterar as outras informações presentes nos relatórios gerados pelo software (endereço, telefone, logomarca) basta clicar em Menu e depois em Alteração de Endereço. Preencha os campos com os dados desejados e clique em Salvar. Gere um novo relatório para confirmar a alteração.

Lembrando que não é possível gerar relatórios em documento de texto para realizar alterações de formatação (alteração de fonte, cor, tamanho, etc).

Quais são os passos para alterar uma consulta antiga de um paciente?

Para alterar uma consulta iniciada anteriormente no Dietpro Clínico basta clicar em Iniciar Consulta na tela inicial do software, depois marque o nome do paciente desejado e clique em Avançar.

Na tela seguinte serão apresentadas todas as datas de consultas do paciente em questão. Marque a data da consulta que será alterada e clique em Alterar na barra superior da tela.

O software apresentará a consulta iniciada na data que foi marcada e você poderá realizar as alterações que desejar.

Como faço para montar uma dieta ou uma dietética no Dietpro Clínico?

O procedimento abaixo deve ser seguido para a montagem da dietética (recordatório) e da dieta.

Estando na tela da dieta ou da dietética, o primeiro passo é selecionar os nutrientes a serem avaliados clicando no botão Seleção de Nutrientes. Será aberta uma nova tela onde deverá ser escolhido os nutrientes a serem calculados. Utilize o campo Nutriente e o botão Localizar para uma rápida localização do nutriente desejado. Marque todos os nutrientes desejados e só depois clique em Confirmar. Após a confirmação dos nutrientes que serão avaliados nesse cardápio, o software apresentará a lista de tabelas de alimentos que serão disponibilizadas. Marque todas as tabelas de alimentos para que sejam disponibilizados um maior número de alimentos.

Selecione a refeição desejada e preencha (opcionalmente) os campos Lugar: e Horário:. No botão Seleção de Alimentos, selecione todos os alimentos desejados para a refeição selecionada anteriormente e só depois clique no botão Confirmar.

A seguir, determine a medida e a quantidade utilizada para cada alimento selecionado, utilizando-se dos campos Medida e Quantidade. Após o preenchimento da medida e quantidade de cada alimento da refeição, aperte a tecla Enter. Veja que o software apresentará os cálculos dos macronutrientes e do consumo calórico logo abaixo dos alimentos. Por último clique em Salvar sempre antes de passar para a próxima refeição. Se for necessário incluir outras refeições repita os passos a partir da seleção da refeição que deverá ser realizada na caixa de seleção disponível logo abaixo do botão Seleção de Nutrientes.

Se for necessário incluir um novo cardápio clique no botão Novo Cardápio, localizado ao lado do botão Reg. Fotográfico. Veja que o software cria automaticamente o Cardápio 2. Repita o mesmo processo de seleção de nutrientes, seleção da refeição e seleção dos alimentos que irão compor esta refeição.

Como faço para gerar a tabela nutricional da minha receita no Dietpro Rotulagem?

Para cadastrar novos alimentos no Dietpro, tanto o Clínico quanto no Rotulagem, é necessário realizar o cadastro de uma nova tabela de origem de alimentos. As tabelas presentes no software são protegidas por direitos autorais e não podem ser alteradas.

Para incluir uma nova tabela de origem de alimentos clique em Menu, depois clique em Tabela de origem de alimentos e depois clique em Novo. Preencha os campos solicitados.
Para o campo Nutrientes Avaliados você terá que incluir os nutrientes que farão parte da composição química desta tabela. Para a inclusão desses nutrientes, clique no botão Adicionar, selecione os nutrientes desejados e clique no botão Confirmar.
Após isso clique em Salvar. Será exibida a mensagem informando que a Tabela de Origem de Alimento foi adicionada com sucesso.

Para incluir um alimento nessa tabela clique em Menu, depois em Alimento e depois em Novo. No campo Nome, digite o nome do novo alimento. No campo Quantidade, determine o valor referente a quantidade desse alimento. No campo Unidade de Medida, selecione a unidade de medida desejada. No campo Grupo Alimentar, selecione o grupo alimentar que o alimento pertence. No campo Tabela de Origem, selecione a tabela de origem criada por você no cadastro de Tabela de Origem de Alimentos realizado anteriormente.

A seguir, determine o valor de cada nutriente e sua respectiva unidade de medida, equivalente ao valor digitado no campo Quantidade.

No campo Medidas, adicione as medidas caseiras clicando no botão Adicionar. A seguir selecione a(s) medida(s) desejada(s), clique no botão Confirmar e insira o Valor (g ou ml) para cada medida caseira adicionada para esse alimento.
Obs.: caso sejam selecionadas as medidas gramas ou mililitro, o valor que deve ser inserido no campo Valor deve ser obrigatoriamente '1'.

No final da página você poderá deixar este cadastro ativo ou não. Para isso, basta selecionar na caixa de seleção a opção Sim ou Não no campo Ativo. Por fim, clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou no botão Salvar localizado na barra horizontal acima. Será exibida a mensagem informando que o alimento foi adicionado com sucesso.

O próximo passo é o cadastro da receita clicando em Menu – Receita – Novo. Siga as orientações descritas na pergunta 19 deste FAQ.

Como posso cadastrar minhas receitas no Dietpro Rotulagem?

Para incluir uma nova receita no Dietpro Rotulagem, clique no botão Receita localizado na tela inicial do software, depois clique em Novo.

A seguir, você deverá preencher a sequência dos dados solicitados no sistema. No campo Nome, digite o nome para esta receita.

No campo Unidade de Medida, selecione a medida que será utilizada para esta receita.

No campo Grupo Alimentar, determine a qual grupo alimentar pertencerá esta receita.

No campo Tabela de Origem, selecione a tabela de alimentos que será usada para a escolha dos ingredientes.

No campo Medidas da Receita, adicione as medidas caseiras utilizadas nesta receita. Essas medidas são referentes à receita pronta, como a sua receita será entregue ao consumidor.
Obs.: caso sejam selecionadas as medidas gramas ou mililitro, o valor que deve ser inserido no campo Valor deve ser obrigatoriamente '1'.

No campo Ingredientes, adicione os alimentos que farão parte dos ingredientes desta receita. Note que para cada alimento inserido, existe o campo FR. Neste campo, deverá ser inserido o Fator de Rendimento do alimento de acordo com a receita a ser elaborada. Esse fator será calculado com base na quantidade inserida no campo Quantidade desse alimento.

No campo Fator de Rendimento da Preparação, insira o fator correspondente a preparação dessa receita.

Obs.: para calcular o fator de rendimento da receita faça a divisão do peso da receita pronta pelo peso da receita crua. Você pode alterar o valor desse campo até que o campo Rendimento/Peso Final se aproxime do peso real da receita.

Com o campo Fator de Rendimento da Preparação preenchido o valor do campo Rendimento/Peso Final é automaticamente calculado pelo software.

No campo Peso por Porção, determine o peso para cada porção. O software calculará o número de porções que esta receita oferecerá no campo Número de Porções.

Com esses dados lançados, você poderá visualizar os nutrientes calculados para essa receita. Para isso, clique no botão Nutrientes localizados no Menu da barra horizontal acima. Para voltar ao formulário de cadastro, clique no botão Fechar localizado no menu da barra horizontal acima.

No campo Modo de Preparo você poderá redigir a forma de preparo desta receita e formatá-lo com as opções disponíveis nesse campo. No final da página você poderá deixar este cadastro ativo ou não. Para isso, basta selecionar na caixa de seleção a opção Sim ou Não no campo Ativo.

Por fim, clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou no botão Salvar localizado na barra horizontal acima. Será exibida a mensagem que a ''Receita foi adicionada com sucesso''.

Com a receita devidamente cadastrada vamos cadastrar a rotulagem. O passo a passo do cadastro da rotulagem está descrito na pergunta 20 deste FAQ.

Como faço para gerar a tabela nutricional da minha receita no Dietpro Rotulagem?

No software Dietpro Rotulagem já estão cadastrados alguns alimentos que podem ser usados como ingredientes. Antes de montar a sua receita verifique se todos os ingredientes estão cadastrados no software clicando em Menu / Alimento.

Se for necessário cadastrar algum ingrediente/alimento no Dietpro Rotulagem siga os procedimentos para cadastro de novos alimentos/ingredientes informados na pergunta 18 deste FAQ.

O próximo passo é o cadastro da receita clicando em Menu – Receita – Novo. Siga as orientações descritas para o cadastro da receita informados na pergunta 19 deste FAQ.

Com a receita devidamente cadastrada vamos cadastrar a rotulagem. O passo a passo do cadastro da rotulagem está descrito na pergunta 20 deste FAQ.

E por fim faremos a geração do Rótulo. Basta seguir os passos descritos na pergunta 21 deste FAQ.

Quais são os passos que devem ser seguidos na tela de cadastro da rotulagem de minha receita?

Primeiro é preciso cadastrar a sua receita seguindo as orientações do link anterior.

Com a receita devidamente cadastrada e na tela inicial do software clique em 'Rotulagem Iniciar'. Na tela seguinte clique em Novo, localize e marque a receita que será rotulada, e clique em Avançar.

Será aberta a tela com formulário para preenchimento dos dados do rótulo. Alguns campos estarão preenchidos com os dados informados na receita, como é o caso do campo Nome do Alimento.

No campo Alimento de Referência você deve selecionar a opção que mais se aproxima da sua receita. Conforme a opção selecionada nesse campo o software preencherá o campo Valor de Referência automaticamente. Se isso não ocorrer é porque o alimento não possui um Valor de Referência recomendado pela Anvisa, então você poderá informar o valor da sua porção.

No campo Medida Caseira, selecione uma opção que se aproxime da sua porção e no campo Valor preencha com o peso dessa porção.

Os campos Rendimento da Fórmula, Porção e Número de Porções serão preenchidos automaticamente.

O preenchimento dos campos Embalagem individual, Contém Glúten, Contém Fenilalanina, Fabricação e Validade, é opcional.

Conforme a opção selecionada no campo 'Alimento destinado a' o software indicará o Valor Diário das calorias.

Abaixo serão apresentados os valores nutricionais para o peso informado no campo Porção. Para incluir mais algum nutriente no rótulo basta clicar em Adicionar, localizar o nutriente desejado, marcá-lo e clicar em Confirmar.

Após todos os campos preenchidos clique em Salvar.

E por fim faremos a geração do Rótulo. Basta seguir os passos descritos na pergunta 21 deste FAQ.

Enfim, como faço para gerar o rótulo, ou tabela nutricional, das minhas receitas?

Após cadastrar a receita e realizar o cadastro da rotulagem podemos gerar o rótulo. Para isso clique em Rotulagem Iniciar na tela inicial do software, depois marque a rotulagem desejada e clique em Visualizar. Verifique se os dados dessa rotulagem estão corretos e clique em Rótulo.

Serão apresentadas as opções Impressão, onde será gerado um arquivo em pdf, e a opção Planilha do Microsoft Excel. A seguir selecione uma das opções Vertical A, Vertical B ou Linear. A opção de incluir as datas de Fabricação e Validade, continua opcional. Em seguida clique em Emitir.

Na tela seguinte temos a opção Página inteira, onde será emitido apenas um rótulo na página, e Etiqueta onde você poderá determinar o formato da etiqueta e quantos rótulos serão emitidos na página.

Abaixo o software apresenta as opções:
Apenas Nutrientes obrigatórios – permite que sejam apresentados no rótulo somente os nutrientes obrigatórios; e Complementares – o rótulo apresentará além dos nutrientes obrigatórios, os outros nutrientes que foram incluídos no cadastro da rotulagem.

Por fim, clique em Confirmar e o rótulo será gerado conforme as opções que foram selecionadas por você.

Orientamos a fazer alguns testes de geração do rótulo para quê você consiga chegar ao formato de rótulo mais adequado ao seu produto.

Com relação à informação nutricional, se precisar realizar alguma alteração, faça a alteração na receita e crie uma nova rotulagem.

Processo de Desinstalação e Reinstalação

Como devo fazer a desinstalação do software? E onde encontro o Código de desinstalação?

Para uma correta desinstalação do Dietpro primeiramente é preciso realizar os procedimentos de Geração de Backup e Exportação de Pacientes (pergunta 12 deste FAQ). Assim os dados já inseridos no software não serão perdidos.

Caso o seu software esteja abrindo com mensagem de erro, siga o procedimento seguinte para salvar os dados já inseridos no software:
_ clique em Computador,
_ depois em disco local C:,
_ depois em Arquivos de Programas,
_ depois em Dietpro
_ e por último entre na pasta Data.
_ Copie a segunda pasta Data que aparece na sua tela para a área de trabalho do seu computador.

Realizado a Geração de Backup e Exportação de Paciente, ou, depois de salvar a pasta Data, é que o software poderá ser desinstalado. Para realizar a desinstalação clique no iniciar do Windows, depois clique em Programas, clique em Dietpro e por último clique em Desinstalar Dietpro.

Será aberta uma janela perguntando se deseja desinstalar o software. Clique na opção Sim e aguarde até que aparece a mensagem de confirmação da desinstalação. Após a desinstalação será aberto um bloco de notas com o Código de Desinstalação. Copie esse código e envie-o para o e-mail do suporte técnico (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) para que a chave desinstalada possa ser cancelada em nosso sistema.

Por fim, clique em Meu computador / C: / arquivos de programas e delete a pasta Dietpro.

Formatei o meu computador. Como faço para reinstalar o meu Dietpro?

Para a liberação de uma nova chave de acesso do Dietpro é preciso cancelar em nosso sistema a chave desinstalada ou perdida. Para dar baixa em alguma chave preciso do código de desinstalação que é gerado no momento em que o software é desinstalado.

Caso tenha sido feita a formatação sem a desinstalação prévia vou precisar do seguinte procedimento: solicitamos que você entre em contato com a pessoa que fez a manutenção e solicite a ela que nos envie um e-mail dizendo o problema que tinha na sua máquina, a solução, o nome completo do proprietário do software.

Com esse e-mail posso justificar à empresa porque dar baixa na sua chave sem o código de desinstalação.

Se o Dietpro já tiver sido reinstalado envie também o número de série que aparece na tela de ativação, assim já respondemos o seu e-mail com a chave de acesso.

Quais os procedimentos para transferir o meu software para outro computador sem perder meus dados?

Para trocar a instalação do software de computador é importante que leia com atenção cada etapa para que não aja falhas e assim não perca seus dados.

Caso tenha sido feita a formatação sem a desinstalação prévia vou precisar do seguinte procedimento: solicitamos que você entre em contato com a pessoa que fez a manutenção e solicite a ela que nos envie um e-mail dizendo o problema que tinha na sua máquina, a solução, o nome completo do proprietário do software.

Primeiro é preciso gerar o backup para salvar os dados que já foram inseridos no software. Orientamos também a salvar a pasta Data onde está o banco de dados do software.
Depois precisará desinstalar o software do computador e nos enviar o código de desinstalação que será gerado pelo software.
Em seguida realize a instalação do software no outro computador e solicitar a nova chave de acesso.

Esses procedimentos estão descritos detalhadamente abaixo:

Gerar Backup:

Para efetuar a geração de backup no Dietpro 5i, clique no botão Geração de Backup localizado na tela inicial do software ou clique no botão Menu localizado na barra vertical no lado esquerdo desta tela e selecione a opção Geração de Backup. Será aberta a tela de Geração de Backup, clique na opção Gerar.

Veja que será aberta a janela Download de Arquivo com as seguintes opções: Salvar ou Cancelar.
Clique no botão Salvar para iniciar a geração desse arquivo de backup. Ao final, o arquivo será gerado no local que você determinou. Para a maior segurança, clique também em Menu e escolha a opção de Exportar Pacientes. Exporte todos os pacientes e salve numa pasta aparte ou junto com o backup.

Após gerar o backup clique em Meu computador / C: / arquivos de programas / Dietpro / Diet / Backup. Verifique se tem arquivos dentro da pasta Backup e copie todos para a sua área de trabalho.

Para salvar a pasta Data, feche o software e clique em Meu computador / C: / arquivos de programas / Dietpro / Data. Dentro da pasta Data tem uma 2ª pasta com o mesmo nome Data. Copie essa 2ª pasta Data para a área de trabalho do seu computador.

Desinstalação
Clique em Iniciar do Windows / programas ou todos os programas / dietpro / dietpro / desinstalar dietpro. Depois da desinstalação aparecerá um bloco de notas com o código. Nos encaminhe esse código de desinstalação presente nesse bloco de notas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Antes de reinstalar clique em Meu computador / C: / arquivos de programas e delete a pasta Dietpro.

Instalação
Reinstale o software no outro computador seguindo os passos informados nos links anteriores (pergunta 3 ou pergunta 4 deste FAQ), depois nos envie o novo número de série que aparecerá na tela de ativação para que possamos gerar a nova chave de acesso.

Restauração de backup
Entre no Dietpro após a ativação e na tela inicial clique em Restaurar Backup. Clique em Procurar e selecione o arquivo de backup que você tem salvo. Em seguida clique em Restaurar. Aguarde até que o software apresente a tela de login novamente.

Feito isso entre no Dietpro e verifique se os dados foram mesmos restaurados no software.

Processo de Manutenção

O meu software está apresentando tela branca ou mensagem de erro ao abrir. O que devo fazer?

Geralmente essas mensagens de erro podem ser próximas às imagens abaixo:

26 A

26 B

Se ao clicar no ícone do software na sua área de trabalho, e aparecer uma tela em branco ou uma mensagem de erro parecida com as mensagens acima, então siga o procedimento abaixo:
Feche a tela de erro apresentada pelo software.
Aperte as teclas Windows + R juntas e abrirá uma janela com um campo para digitação. A tecla Windows é a que tem o desenho da logomarca do Windows, ela fica perto da tecla de espaço. Digite no campo texto: services.msc e aperte a tecla Enter.
Dentro da janela que abrir procure os serviços diet data e diet http.
Clique no diet data com o botão direito do mouse e em seguida clique em Parar. Faça o mesmo para o diet http. Se os serviços já estiverem parados siga com o procedimento abaixo.
Clique no diet http com o botão direito do mouse e em seguida clique em Propriedades. No campo Inicialização e selecione a opção Automático, depois clique em Aplicar. Em seguida clique no botão Iniciar e depois em OK. Faça esse mesmo procedimento para o diet data.
Volte na área de trabalho e dê 2 cliques no ícone do Dietpro.

Se ainda assim o software não abrir entre em contato com o suporte via chat online para procedimentos de reinstalação.

Está aparecendo mensagem de erro dentro do meu software. O que devo fazer?

Nesse caso a mensagem de erro aparece dentro do software, em alguma funcionalidade.
Por exemplo: ao salvar o cadastro de um paciente, ao calcular um método antropométrico, ao realizar a seleção de nutrientes e alimentos da dieta ou da dietética, ou algum outro campo específico dentro do software.

Esse tipo de mensagem de erro sempre aparecerá numa tem em branco com a mensagem escrita em inglês. Veja abaixo um exemplo:

27

Para esses casos é recomendado realizar a Exportação de Pacientes e a reinstalação do software.

Exportar Pacientes:
A exportação de pacientes é um outro tipo de backup, mas que diferente do backup que salva tudo que foi cadastrado no software, o arquivo de exportação de pacientes salva apenas os cadastros dos pacientes e suas consultas.

Para gerar o arquivo de exportação de pacientes entre no Dietpro e na tela inicial clique em Exportar Pacientes. Clique em Próximo e depois clique em Exportar. Aguarde até que o software gere o arquivo e clique em Voltar.

O nome do arquivo de Exportação de Pacientes é igual ao nome do arquivo de backup, porém a extensão é .dpe. Exemplo: Dietpro5i_20140725.dpe.

Obs.: caso seja apresentada uma mensagem de erro ao tentar gerar o arquivo de Exportação de Pacientes é recomendado que entre em contato com o suporte técnico para outras orientações.

Desinstalação
Feito isso o software já pode ser desinstalado. Para realizar a desinstalação clique no iniciar do Windows, depois clique em Programas, clique em Dietpro e por último clique em Desinstalar Dietpro.

Será aberta uma janela perguntando se deseja desinstalar o software. Clique na opção Sim e aguarde até que aparece a mensagem de confirmação da desinstalação. Após a desinstalação será aberto um bloco de notas com um código. Copie esse código e envie-o para o suporte técnico para que a chave desinstalada possa ser cancelada em nosso sistema.

Por fim, clique em Meu computador / C: / arquivos de programas e delete a pasta Dietpro.

Reinstalação
Para reinstalar o software basta utilizar os mesmos arquivos de instalação recebidos por e-mail ou por CD. Caso você não tenha mais os arquivos de instalação enviados por e-mail será necessário realizar novamente o download destes. Se você possui o CD de instalação basta inseri-lo no computador e realizar a instalação. Os procedimentos de reinstalação são exatamente iguais aos procedimentos de instalação informados anteriormente (pergunta 3 ou pergunta 4 deste FAQ). Assista ao vídeo de instalação em “Tour de instalação” na aba do Suporte neste site.

Importação de pacientes
Entre no Dietpro e clique em Menu, depois clique em Profissional e depois clique em Novo. Se cadastre como profissional e depois clique em Salvar.

Voltando na tela inicial do Dietpro, clique em Importar Pacientes. Selecione o arquivo de exportação de pacientes que você tem salvo. Nas telas seguintes clique sempre em Próximo, na última tela clique em Importar. Aguarde até que o software confirme a importação do arquivo. Feito isso clique em Voltar e verifique se os dados foram mesmos importados.